Redação Publisher do OBemdito

Secretaria de Saúde de Umuarama comemora resultados da campanha Novembro Azul

Havia mais de quatro anos que a campanha Novembro Azul não conseguia conquistar resultados tão expressivos como em 2022. Segundo […]

Foto: Assessoria
Secretaria de Saúde de Umuarama comemora resultados da campanha Novembro Azul
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de dezembro de 2022 às 20h55 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 18h43

Havia mais de quatro anos que a campanha Novembro Azul não conseguia conquistar resultados tão expressivos como em 2022. Segundo a Secretaria de Saúde de Umuarama, as ações foram responsáveis por levar 2,5 mil pacientes a realizar exames de PSA e mais de 300 de toque retal.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes de homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pulmão).

Entre as estratégias colocadas em prática por equipes de profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), destaque para o atendimento em horário especial em todas as unidades de saúde – das 17h às 20h durante a semana e das 8h às 16h aos sábados –, oferecendo mais tempo para que os pacientes pudessem buscar por consultas e exames.

“Como bem observam os médicos, os homens deixam muito a desejar quando o assunto é cuidar da saúde. Tanto por alegar falta de tempo, quanto por preconceito, no caso dos exames”, observou Herison Cleik da Silva Lima, secretário de Saúde.

Após solicitar o agendamento na APS, dez empresas e instituições da cidade foram visitadas por médicos e enfermeiros, que abordaram a importância da realização de exames preventivos para a identificação precoce do câncer de próstata.

“Agradecemos a dedicação dos enfermeiros Edilson Rodrigues Albuquerque, Juarez Vilela Neto, Washington Rogério de Souza e Thiago Goulart Garcia, além do médico urologista e professor Dr. Alberto Santiago Mendes Tomé, que disponibilizou exames de toque retal gratuitos pelo segundo ano consecutivo, além de palestras”, afirmou o secretário.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. São 65.840 novos casos a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

“O bom é saber que a chance de cura da doença chega a 90% caso o tumor seja diagnosticado logo no início. A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é que ocorram 1.130 novos casos da doença neste ano. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV”, finaliza.

Terminado o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde continua disponibilizando normalmente exames para rastreamento precoce do câncer de próstata, conforme informa a coordenadora de APS, Jaqueline de Bortoli Shirabayashi.

“A porta de entrada é sempre a unidade de saúde do cidadão, aquela que fica mais próxima a sua residência. Ali ele pode solicitar tanto o pedido para realização do PSA quanto fazer uma consulta e ser encaminhado a um especialista – no caso um urologista – para o exame de toque retal”, indica.

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas