Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Crianças do Parque Dom Pedro I encontram escorpião amarelo em casa

Os filhos de Carina Martins de Souza foram os responsáveis por encontrar um escorpião amarelo na residência na quinta-feira (1º). […]

Crianças do Parque Dom Pedro I encontram escorpião amarelo em casa
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de dezembro de 2022 às 09h46 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 18h42

Os filhos de Carina Martins de Souza foram os responsáveis por encontrar um escorpião amarelo na residência na quinta-feira (1º). A família reside na Rua Ricardo Reis, Parque Dom Pedro I, em Umuarama.

Carina entrou em contato com OBemdito para saber o que fazer com o animal. Ela disse tem quatro crianças (de 2, 7, 9 e 11 anos) e que ficou com muito medo quando soube da presença do escorpião no imóvel.

O marido de Carina, Alisson do Carmo Silva, contou que as crianças estavam brincando perto da porta de casa quando uma delas falou que tinha um bicho. Ele achou que era algum inseto e, quando foi verificar, era o escorpião.

Alisson informou que prendeu o animal em um pote e, após orientação da equipe de OBemdito, na sexta-feira (2) manterá contato com a Vigilância Ambiental. “Dá medo de deixar ele preso e esse bicho escarpar. Deus me livre e me guarde”, disse.

A família já encontrou outros dois escorpiões, todos dentro de casa.

Foto: Carina Martins de Souza

PERIGO CONSTANTE EM UMUARAMA

No dia 31 de outubro OBemdito recebeu um boletim da Vigilância Ambiental de Umuarama que aponta uma realidade bastante preocupante envolvendo capturas dos aracnídeos na Capital da Amizade. De acordo com os números, somente em 2022 houveram 232 ocorrências envolvendo capturas de escorpiões em residências de Umuarama.

“Alguns desses escorpiões são dos pretinhos, que são nativos, sem relevância médica. Único risco só para pessoas alérgicas, que podem ter reação. Mas quando encontrado escorpião preto a gente faz a soltura em um local de mata pq eles são nativos”, explica a secretária Regiani, da Vigilância Ambiental. 

“Agora quando é do amarelo fazemos busca ativa na casa da pessoa que encontrou e nos arredores, conforme manda o protocolo de atendimento a escorpião amarelo”, completa.

Ainda de acordo com a secretária, nas ocorrências envolvendo escorpiões amarelos – considerado o mais venenoso da América Latina – os procedimentos adotados pela vigilância são de busca ativa no imóvel atendido e nos vizinhos, com o intuito de localizar mais escorpiões ou possíveis ninhos do aracnídeo.

A recomendação para encontros com os animais é que a pessoa entre em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (44) 3639-1930, onde a equipe irá se deslocar até a residência, independente da espécie de animal, e realizará a captura e fornecerá mais orientações ao morador.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas