
Alunos de Umuarama participam de plantio de árvores nativas no Bosque dos Xetá
O Dia Mundial do Rio foi comemorado este ano em 25 de setembro, porém as atividades de preservação e cuidados […]


O Dia Mundial do Rio foi comemorado este ano em 25 de setembro, porém as atividades de preservação e cuidados com a natureza estão sempre na pauta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem diversos projetos de conservação dos mananciais, córregos e ribeirões que cortam a cidade.
Um exemplo dessas ações foi o plantio de cerca de 100 mudas de árvores de espécies nativas, realizada na última sexta-feira (2) no Bosque dos Xetá, um dos principais cartões-postais de Umuarama.
Segundo a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, foram plantadas araucárias, ipês, jabuticabeiras, cedros, pitangas e perobas-rosa, entre outras mudas, que foram conseguidas em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra). “O plantio foi feito com a ajuda dos alunos do Colégio Atmos, que propôs essa parceria muito bem-vinda para garantir a preservação desses recursos fundamentais para a vida”, comentou.
Desde 2005 o Dia Mundial do Rio, criado pelas Nações Unidas é oficialmente comemorado no quarto domingo de setembro. “Nesta data aproveitamos para reforçar, junto à população, a importância de preservarmos os rios, promovendo a conscientização e incentivar que mais pessoas lutem pela preservação da natureza como um todo. O IAT, sempre parceiro da Prefeitura, oferece apoio para que tenhamos o envolvimento ativo de todos para preservarmos a natureza”, pontuou o secretário Rubens Sampaio.
Kaline Soares, coordenadora do Colégio Atmos, acrescentou que a limpeza dos rios, o plantio de árvores e outras atividades para crianças fazem parte dos eventos realizados pela instituição de ensino, que tem por base a pedagogia afetiva, que valoriza as interações humanas e oportuniza vivências motivadoras, disciplinadas e equilibradas emocionalmente.
“Acreditamos que aprender a cuidar do mundo começa com o cuidando de nossa cidade. E isso é muito significativo para nossos alunos”, observou.