Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Saau registra aumento do número de animais resgatados em situação degradante em Umuarama

Dois animais foram resgatados nas últimas 24 horas, com carrapatos e sarna, além de anemia e outras doenças

Foto: Saau
Saau registra aumento do número de animais resgatados em situação degradante em Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 6 de dezembro de 2022 às 21h08 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 18h25

Um problema que já era grave, está ficando cada vez pior em Umuarama. Somente nas últimas 24 horas, dois cachorros foram resgatados pela Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama), em situação lastimável.

O primeiro deles no bairro Sonho Meu. Já o segundo, na Avenida Paraná, no centro da cidade. Com feridas abertas e sangrando em carne viva, os animais estavam bastante debilitados. Além de carrapatos e sarna, também foram diagnosticados com quadro grave de anemia e outras doenças.

Segundo a presidente da Entidade, Ana Polaquini, nas últimas semanas o problema tem se agravado. “Sempre foi assim, mas de uns tempos para cá a situação está ficando cada vez pior. Eles (os animais) chegam aqui muito debilitados, as vezes quase mortos”, conta ao detalhar que depois de medicados, os pets demoram de dois a três meses para se recuperarem.

Além do resgate de cães e gatos em situação degradante, a Saau também acaba recebendo animais que precisam dar cria ou que foram abandonados e que, na maioria das vezes, chegam na Entidade muito doentes. “Temos quatro veterinários aqui e eles não estão dando conta, é muito animal abandonado”, desabafa.

Atualmente a Instituição atende 1300 animais entre cães e gatos. Grande parte dos recursos usados para a manutenção vêm de doações da comunidade. “Caiu bastante as doações, por isso, sempre estamos precisando, principalmente de ração e remédios”, afirma a presidente.

Quem quiser ajudar pode fazer doações de qualquer valor através do Pix saau.umuarama@gmail.com, ou ainda fazer a compra de ração nas agropecuárias que elas entregam na SAAU. Remédios também podem ser adquiridos e doados através das clínicas veterinárias e pet shops. A Saau fica localizada PR-482, 14 – Parque Industrial II. O telefone para contato é o (44) 98432-8357.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas