
Almoço reúne idosos atendidos pelo serviço de convivência em Umuarama
Um delicioso almoço no restaurante de um dos pesqueiros mais tradicionais da cidade marcou o encerramento das atividades do Serviço […]


Um delicioso almoço no restaurante de um dos pesqueiros mais tradicionais da cidade marcou o encerramento das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) neste ano.
Cerca de 70 homens e mulheres atendidos pelo serviço e também moradores de dois condomínios de idosos de Umuarama participaram da confraternização realizada na última quinta-feira (8) pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A secretária Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, responsável pela área social, esteve presente e lembrou que o Baile Tropical realizado na quarta pelo Sesc/Umuarama e este almoço no pesqueiro foram os primeiros eventos coletivos realizados após o relaxamento das restrições da pandemia de covid-19.
“Foram momentos de muita alegria, que estimulam o encontro e a convivência dos idosos. Acredito que foram eles que mais sentiram os efeitos do isolamento social, apesar dos nossos esforços para manter a interação on-line”, afirmou.
Os grupos do SCFVI contam com oficinas de música e de artesanato, estimulação cognitiva e encontros temáticos, de acordo com os objetivos do serviço e os interesses dos idosos. Além disso, eles participam constantemente de campanhas de saúde e projetos sociais do município.
Durante a pandemia o serviço realizou atividades de forma on-line, manteve contato com os idosos pelo telefone, por meio de aplicativos e também realizou visitas domiciliares, quando necessário.
“Mas nada como o encontro presencial, o contato mais próximo entre a nossa equipe e os participantes e também a convivência entre eles”, disse a coordenadora do SCFVI, Débora da Mata.
“O serviço de convivência é um espaço destinado à qualidade de vida e à valorização do idoso, para combater a solidão e levar alegria através dos eixos estruturantes de convivência social e intergeracional, envelhecimento ativo e saudável e autonomia e protagonismo”, completou Adnetra Santana.
OBemdito com Assessoria