
Umuarama: Ruas do Sonho Meu II recebem micropavimentação asfáltica
A Prefeitura está melhorando significativamente as condições de tráfego da rua Jorge de Lima, avenida José de Alencar e de […]


A Prefeitura está melhorando significativamente as condições de tráfego da rua Jorge de Lima, avenida José de Alencar e de mais 15 ruas transversais do Conjunto Habitacional Sonho Meu II com o serviço de reperfilamento (em alguns trechos) e micropavimentação, em execução desde o início desta semana. O investimento é de aproximadamente R$ 580 mil para 60 mil m² de readequação da malha asfáltica. O mesmo contrato inclui trechos da avenida Rotary, que já foram restaurados melhorados com a aplicação da microcamada asfáltica.
A previsão é de que o serviço seja finalizado na próxima semana, informou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Gleison Alves de Andrade. Antes da aplicação do material, que ‘sela’ o pavimento impedindo que a umidade danifique o solo (base) e favoreça o surgimento de buracos, servidores da Secretaria de Obras realizam serviços preliminares como corte de galhos de árvores, limpeza de sarjetas e nivelamento do piso asfáltico com tapa-buraco ou reperfilamento para a posterior aplicação do revestimento.
Depois de um curto período de secagem, a via é liberada para o trânsito dos moradores. O serviço foi contratado pelo município junto ao Cindepar (Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná) e iniciado na avenida Rotary, no último dia 2. Durante a execução, os motoristas devem ficar atentos a interrupções temporárias no tráfego.
“Os trechos são bem sinalizados e contamos com a paciência das comunidades impactadas pelas obras. Geralmente a interrupção dura de duas a três horas e em seguida o trânsito já é liberado. Contamos com a compreensão de todos”, afirmou o secretário Gleison Andrade.
O prefeito Hermes Pimentel tem acompanhado de perto a micropavimentação e demais serviços executados pelo município, para a melhoria das condições da malha viária local. “Essa técnica é muito boa porque renova a vida do asfalto com um custo reduzido, em comparação ao recape asfáltico ou ao reperfilamento. Com um investimento razoável, conseguimos atender grandes extensões. Nesse contrato incluímos quase toda a extensão da Rotary (até a avenida Tiradentes) e diversas ruas do Sonho Meu II”, afirmou.
O investimento de R$ 580 mil, em recursos próprios, corresponde a cerca de 1/3 do volume de recursos necessários caso a opção fosse por outro tipo de serviço. O diretor de Obras do município, Renato Caobianco, informou que a previsão para conclusão de todo o serviço é de 15 dias, desde que não haja imprevistos ou períodos de chuva.
“Algumas ruas do Sonho Meu II exigirão mais tempo para a preparação, devido à situação precária. O revestimento só é aplicado quando o asfalto estiver bem nivelado e sem buracos. A camada impermeabiliza o pavimento, deixa o tráfego mais confortável e facilita a conservação, com uma durabilidade estimada entre 4 a 5 anos”, completou o diretor.
(Assessoria PMU)