Redação Publisher do OBemdito

Casa do empreendedor de Umuarama registra aumento de 75% nos atendimentos em 2022

Criada em 2018, a Casa do Empreendedor de Umuarama é uma referência no Paraná, liderando em número de atendimentos, abertura […]

Foto: Assessoria PMU
Casa do empreendedor de Umuarama registra aumento de 75% nos atendimentos em 2022
Redação - OBemdito
Publicado em 11 de dezembro de 2022 às 15h18 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 18h07

Criada em 2018, a Casa do Empreendedor de Umuarama é uma referência no Paraná, liderando em número de atendimentos, abertura de empresas, concessão de microcréditos e disponibilização de cursos e capacitações.

O local oferece toda a estrutura necessária para agilizar as etapas de criação e de regularização de micros e pequenas empresas, além de ser o espaço adequado para quem quer se tornar um microempreendedor individual (MEI).

Em recente levantamento, apresentado ao prefeito Hermes Pimentel nesta sexta-feira (9) pelo secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva e pelo coordenador da Casa do Empreendedor, Thiago Rangel Siqueira, o órgão registrou neste ano um aumento de mais de 75% nos atendimentos oferecidos aos empreendedores em comparação com o ano anterior, atingindo a marca de 46 mil ações.

“Entre outros serviços, reunimos em um só lugar todos a infraestrutura que integram o processo de abertura e regularização de empresas, ofertando qualificação e a possibilidade de contratação de financiamentos para alancar os negócios”, resumiu o secretário.

Outro recorde da Casa do Empreendedor está no número de aberturas de MEIs: um aumento de quase 140% em 2022 – com a constituição de mais de 17 mil delas, de janeiro até novembro.

“No ano passado foram criadas pouco mais de 7.300, isso é realmente muito representativo, pois demonstra a força do empreendedorismo em nosso município, que cada vez mais estimula a produção, que gera renda, novos empregos e oportunidades variadas”, pontuou Siqueira.

O relatório traz ainda a informação de que cerca de 35% dos atendimentos aos empreendedores é realizado de forma on-line – por meio do aplicativo WhatsApp.

“Ao disponibilizarmos esse canal de comunicação com o empresário, conseguimos dar ainda mais agilidade aos atendimentos, oferecendo respostas e soluções de uma forma direta e reduzindo filas. Tudo isso resulta em mais tempo para que o gestor possa se dedicar mais a seus negócios”, analisa o coordenador.

Pimentel comemorou os resultados e destacou os produtos e serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor. “A burocracia e a demora prejudicam a economia, retardando o desenvolvimento empresarial, por isso a Prefeitura tem importantes parceiros atuando em conjunto na Casa do Empreendedor, reduzindo a espera que durava muitas vezes até um ano para a liberação de novas empresas. Agora, em muitos casos, os alvarás serão liberados em até 72h”, destacou.

O prefeito falou também sobre as parcerias com o BRDE, Fomento Paraná, Microcrédito Fácil, Noroeste Garantias e outras instituições que oferecem crédito para que os empreendedores possam crescer.

“São instituições fundamentais para a promoção do crescimento de nossa economia. O local também conta com uma equipe capacitada e disposta a ajudar quem tem o sonho de se tornar empresário em nossa cidade”, analisa.

SERVIÇO – CASA DO EMPREENDEDOR – Praça Hênio Romagnolli (ao lado da Aciu) – Fone: (44) 3624-8065 – WhatsApp: (44) 98457-1349 – Horário de Atendimento: das 8h às 17h30.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas