Redação Publisher do OBemdito

Município concede uso de terrenos para expansão ou instalação de 14 indústrias

A Prefeitura concedeu o uso de terrenos públicos para 14 empresas que deverão investir cerca de R$ 11 milhões nos […]

Foto: Assessoria PMU
Município concede uso de terrenos para expansão ou instalação de 14 indústrias
Redação - OBemdito
Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 20h41 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 17h58

A Prefeitura concedeu o uso de terrenos públicos para 14 empresas que deverão investir cerca de R$ 11 milhões nos próximos anos, em infraestrutura, além de gerarem no mínimo 242 empregos diretos.

Para a assinatura dos contratos, na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Hermes Pimentel e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, receberam os empresários e representantes das empresas que foram contempladas em mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama (Prodeu).

Caso as empresas cumpram com o contrato, no período de cinco anos elas poderão receber a doação definitiva dos terrenos, distribuídos pelos parques industriais e, em casos específicos, na área urbana.

“O Prodeu é a iniciativa mais bem-sucedida para a concessão de espaços visando a instalação de indústrias, que contribuiu para que o setor se tornasse um dos maiores geradores de empregos do município de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho”, lembrou Marcelo Adriano.

Os terrenos concedidos nesta etapa somam 33.296 metros quadrados de área, onde as 14 indústrias atendidas planejam construir quase 22,2 mil metros quadrados de instalações. Algumas empresas já estão instaladas na cidade e estão expandindo a produção, enquanto outros pretendem se instalar no município.

Segundo o prefeito Pimentel, a previsão é de concessão de mais de 100 terrenos nos próximos dois anos. “Nossa equipe está afinada com o projeto e agilizando as concessões, por meio de licitações que julgam as melhores propostas. E as empresas estão caminhando dentro do esperado. Para ter retorno é necessário investir e tanto o município quanto os empresários têm feito a sua parte”, afirmou.

Os critérios do Prodeu são bastante rígidos. “São cinco anos para as empresas cumprirem as exigências, com avaliações anuais pelas equipes do município, até a doação em definitivo dos terrenos, gerando um número crescente de empregos até atingir o volume proposto nas licitações. Temos hoje em mais de 100 empresas interessadas em se instalar na cidade e estamos fazendo o possível para atendê-las, dentro dos critérios do programa”, acrescentou o secretário.

Pimentel reforçou a satisfação em poder atender os empresários e alertou-os que o Prodeu é tratado diretamente entre o município e as empresas, de forma clara, sem a interferência de intermediários. “Sabemos da luta de vocês, da dedicação e do empenho para ver a empresa crescer. Vocês merecem todo o apoio do município e o Prodeu é um aliado para o desenvolvimento das empresas e da nossa economia”, completou o prefeito.

O secretário Marcelo Adriano acrescentou que, além desse programa, o município atua também na criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), na implantação do Parque Tecnológico – que reúne governo (Estado e município), instituições de ensino superior e empresas de inovação e tecnologia –, implantação de novos parques industriais (inclusive um exclusivo para o setor moveleiro) e desenvolvimento do turismo de eventos e negócios, com a conclusão próxima do Centro de Eventos.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas