Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Empreendedora traz receita argentina de bolachinhas decoradas para o Natal

Nascida na país vizinho, Ivana Moore se inspirou no clássico alfajor argentino para desenvolver as guloseimas

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Empreendedora traz receita argentina de bolachinhas decoradas para o Natal
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 17 de dezembro de 2022 às 15h12 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 17h43

A verdade é que neste fim de ano não tem outra: vai dar Argentina. E não estamos falando de futebol, mas sim dos deliciosos doces feitos pelas mãos da confeiteira argentina Ivana Moore, de 43 anos, que decidiu inovar e apresentar à Umuarama bolachinhas decoradas especialmente para o Natal.

Ivana nasceu na Argentina porém vive no Brasil há 8 anos, chegando em Umuarama em 2018 acompanhada do esposo e de seus três filhos, de 14, 10 e 6 anos. No mesmo ano em que se estabeleceu na Capital da Amizade, ela decidiu transformar seu recém adquirido hobby em um empreendimento inspirado na culinária do seu país.

Ao OBemdito, a confeiteira explicou que quando chegou ao Brasil, apesar de estar apaixonada pelo novo país, ela sentia falta dos doces e outras receitas características de sua terra. Foi então que de forma autodidata, a mulher decidiu colocar literalmente as “mãos na massa” e reproduzir as receitas por conta própria.

O carro-chefe do novo experimento de Ivana foi o clássico e famosíssimo alfajor argentino, que consiste em duas bolachas feitas de massa bastante fofa e com sabor de baunilha que são recheadas com doce de leite e cobertas com coco ralado. A massa – que derrete na boca – também serviu para que ela fizesse bolachinhas decoradas com desenhos variados.

No início os doces eram servidos somente a amigos, porém com o feedback extremamente positivo e o incentivo da família ela decidiu apostar e apresentar os alfajores e bolachinhas customizadas em padarias na região da Unipar Campus III. O resultado não poderia ser outro: os produtos foram vendidos quase que instantaneamente.

O sucesso na venda serviu para que ela ousasse ainda mais e produzisse versões dos doces à gosto dos clientes. Nasceram então alfajores recheados com chocolate, outros cobertos com chocolate (que é a versão mais conhecida no Brasil), e até alguns que são recheados com Nutella.

Porém, além de encantar o paladar ela também decidiu encantar os olhos dos clientes com as bolachinhas de mesma massa, que são moldadas e decoradas à mão para todas as ocasiões, como aniversários, Festa Junina e até Halloween. Agora, no fim de ano, o Papai Noel, o pinheiro enfeitado e as renas do bom velhinho passaram a brilhar nos docinhos feitos pela confeiteira.

O sonho de Ivana no momento é expandir seu empreendimento e abrir um café em um local físico em Umuarama, onde as pessoas possam apreciar essas e outras receitas desenvolvidas por ela, como as tortas de frutas, além de produtos salgados, como as empanadas argentinas.

Os box de produtos feitos por Ivana, lembrancinhas e outras encomendas estão disponíveis através do seu perfil no Instagram, que pode ser acessado clicando aqui, ou diretamente pelo WhatsApp (43) 98808-7388.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas