
Prefeitura diz que seguir calendário de vacinação do Estado depende de liberação de doses
Secretaria de Saúde de Umuarama informa que vai manter a redução gradual de idade


Governo do Paraná divulgou na quarta-feira (16) o calendário de vacinação contra a Covid-19 para população geral acima de 18 anos. Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, 3.804.025 paranaenses deste grupo devem tomar pelo menos a primeira dose do imunizante até 30 de setembro.
A Prefeitura de Umuarama, entretanto, informou que seguir este calendário do Governo depende da liberação de doses. “O calendário de vacinação contra Covid-19 divulgado pelo governo do Estado estabelece metas que, para serem atingidas, dependem da liberação das doses nas quantidades necessárias e também da estrutura dos municípios para aplicação”.
Nota divulgada pela Prefeitura acrescenta: “Para o público em geral, a Secretaria de Saúde de Umuarama informa que vai manter a redução gradual de idade e intensificar a vacinação com cuidados para que não haja aglomerações ou filas muito longas, a fim de que as metas sejam alcançadas”.
Calendário estadual
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o calendário foi definido a partir da média de envio de ao menos um lote de vacinas por semana ao Estado, por parte do Ministério da Saúde, além da oferta de mais um imunizante, com o envio da vacina da Janssen ao Paraná. A programação do governo federal foi publicada na semana passada.
Segundo o calendário do Paraná, a vacinação deve acontecer em ordem decrescente, sucessiva e concomitante com a imunização dos grupos prioritários (grupo estimado em 4.931.989 pessoas). O Paraná iniciou a imunização da população geral no dia 4 de junho, começando com as idades de 58 a 59 anos.
Na última segunda-feira (14) o Estado abriu a imunização para pessoas acima de 40 anos, visto que alguns municípios já registram aplicações de doses em faixas etárias menores, devido ao número de doses disponíveis em cada cidade e a procura pelo imunizante.
As datas serão as seguintes:
4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.
A Secretaria orienta que os municípios devem definir estratégias próprias para cobertura vacinal, podendo expandir a imunização para outras idades, de acordo com a disponibilidade de doses. “Cada cidade deve atuar de acordo com a sua realidade. Se o município tem dose disponível e já finalizou os grupos prioritários em andamento, ele pode pactuar essa diminuição de faixa etária e expandir a imunização para mais pessoas. O pedido do governador Ratinho Junior é acelerar a vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
(Redação, Assessoria PMU e AEN)