
Umuarama inicia distribuição 1.150 toneladas de calcário para os pequenos produtores rurais
A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou na última semana a distribuição gratuita de calcário para os pequenos produtores de frutas, […]


A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou na última semana a distribuição gratuita de calcário para os pequenos produtores de frutas, hortaliças e leite do município. Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Prefeitura de Umuarama adquiriu 1.150 toneladas do insumo, utilizados para corrigir a acidez do solo e aumentar a produtividade.
As primeiras carretas desembarcaram 108 toneladas de calcário em um barracão no aterro sanitário municipal. As próximas cargas serão recebidas na semana e no mês de janeiro. “Nossa previsão é distribuir o insumo a cerca de 350 agricultores e criadores de gado de leite até o final de fevereiro próximo, reservando uma pequena porcentagem para um programa próprio, que estamos implementando”, informou o secretário Murilo Teixeira, da Agricultura.
A distribuição vem sendo feita às terças e quintas, das 8h30 às 11h30 – a exceção é para os feirantes, que retiram o insumo às segundas, também de manhã. O agricultor deve buscar o calcário no aterro sanitário, que fica na saída pra Maria Helena – mesma entrada da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). O calcário está fracionado em sacas de 50 quilos e cada produtor recebe em média 12 sacas (600 quilos).
“O município não fará o transporte (ou frete) até a propriedade. O produtor deve buscar o insumo com veículo próprio e apresentar o seu CadPro para receber o calcário e levar até sua lavoura ou criação de gado”, reforçou o secretário. Na primeira semana e nesta segunda-feira foram atendidos 66 agricultores.
Engenheiro agrônomo, Murilo Teixeira explica que além de neutralizar a acidez do solo o calcário é fonte de cálcio e magnésio, que ajudam a promover o equilíbrio de bases na química do solo e, desta maneira, fortalecendo as raízes e melhorando sensivelmente a produtividade. “A dosagem depende da análise do solo, porém, em média, as 12 sacas distribuídas a cada produtor podem ser espalhadas por meio hectare”, ilustrou.
O secretário acrescentou que com a aprovação do prefeito Hermes Pimentel, o município investiu R$ 200 mil na aquisição de 450 toneladas de calcário, enquanto a Seab investiu mais R$ 260 mil no restante, totalizando 1.150 toneladas.
“Agradecemos ao governo do Estado pela parceria neste programa importante para os nossos agricultores. A Prefeitura, e a nossa equipe da Agricultura, tem se esforçado bastante para criar condições favoráveis para o homem do campo aumentar a produtividade, os lucros e a qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Pimentel lembrou que em breve haverá distribuição de mudas de uvas para a diversificação da fruticultura, além da produção própria de um composto fertilizante de grande eficiência que em cerca de 30 dias estará à disposição dos pequenos agricultores.
“Este é um atendimento inédito da parte do município. Nunca a Prefeitura distribuiu tantos insumos para ajudar o produtor rural a aumentar a sua produção e obter melhores resultados nas diversas atividades agropecuárias”, completou.
(Assessoria PMU)