
Participantes de curso de programador criam aplicativo para Saau divulgar animais para adoção
Os alunos que concluíram o curso de programador de sistemas oferecido em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial […]


Os alunos que concluíram o curso de programador de sistemas oferecido em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Prefeitura, por meio da Agência do Trabalhador da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, receberam os certificados na última sexta-feira (16).
Também foi entregue um produto que vai auxiliar bastante o funcionamento da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau). Durante o curso eles desenvolveram um site/aplicativo que permitirá à entidade receber contribuições e colocar cães e gatos para doação. O App foi criado, aperfeiçoado e doado para a Saau, na ocasião representada pela presidente Ana Maria Polaquini.
“É muito gratificante concluir um curso tão bom, como este, entregando um produto desenvolvido pelos alunos e repassado gratuitamente à instituição que presta um serviço tão importante para o meio ambiente e a sociedade”, destacou o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.
O secretário agradeceu a parceria do Senac, no ato representado pelo gerente-executivo Tiago Titericz, e destacou a relevância dos cursos na área de tecnologia e inovação. “Participar gratuitamente de um curso nesta área faz a diferença no currículo e na vida profissional dos jovens, pois abre muitas portas. E participar da criação de um aplicativo durante o processo ajuda ainda mais a abrir portas. É um ótimo ‘cartão de visitas’ para apresentar às empresas que precisam de colaborares”, completou.
O aluno Gabriel Sales agradeceu ao município e ao Senac, pela oportunidade de participar gratuitamente do curso, e disse que além do aprendizado equivalente a um curso técnico de dois anos de duração ele já sentiu a responsabilidade de trabalhar da elaboração de um projeto, ao lado dos colegas (em equipe) e sob a supervisão do professor. “Além disso, o certificado do Senac é muito bem aceito no mercado”, pontuou.

O gerente da Agência do Trabalhador, por fim, parabenizou os alunos pela persistência para chegarem ao final do curso – enquanto alguns ficaram pelo caminho. “Vocês souberam agarrar a oportunidade, estão preparados para o mercado de trabalho e poderão continuar o aprendizado com outros cursos gratuitos oferecidos pelo município, por meio de parcerias, e pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) na plataforma Escola do Trabalhador 4.0”, completou.
O programador de sistemas é o profissional que especifica, desenvolve, testa e implanta sistemas de informação, contemplando requisitos de segurança e disponibilidade. Além disso, modela dados, documenta e faz a manutenção em sistemas. Qualificar esse profissional é o objetivo do curso, que teve duração de 200h.
(Assessoria PMU)
