
Rumores não se confirmam e Roni Miranda será o novo secretário da Educação do Paraná
O governador Ratinho Junior (PSD) bateu o martelo que define o novo responsável pela pasta da Secretaria da Educação do […]


O governador Ratinho Junior (PSD) bateu o martelo que define o novo responsável pela pasta da Secretaria da Educação do Paraná nesta sexta-feira (23): O nome escolhido foi o de Roni Miranda Vieira, que atualmente chefia a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).
A alteração teve que ser feita após a saída de Renato Feder, que comandava o setor, porém aceitou o convite para assumir a área na gestão do governador de São Paulo, Tárcísio de Freitas (REP). Com o cargo em aberto, Ratinho teve que optar por alguém da equipe para manter os projeto em andamento, e o escolhido foi Roni Miranda, que inclusive possuía o apoio de Feder.
RUMORES EM UMUARAMA
Após a saída de Feder, algumas figuras começaram a ser especuladas para assumir a Secretaria da Educação do Estado. Em grupos de WhatsApp e redes sociais de professores e funcionários da educação, considerava-se a possibilidade da atual chefe do Núcleo Regional de Umuarama, Gilmara Zanatta, ser nomeada para o cargo.
Em novembro deste ano, OBemdito conversou por telefone com Zanatta, que foi indagada sobre a especulação envolvendo seu nome. Na ocasião, ela afirmou categoricamente que desconhecia os rumores e completou dizendo que nenhum convite, oficial ou extraoficial, havia sido feito.
Quando perguntada sobre como seu nome possa ter surgido em meio aos rumores, Gilmara afirmou que acredita ser um resultado “de seus anos de trabalho no Núcleo de Educação”.

TRAJETÓRIA DE MIRANDA
Miranda é graduado em história e pós-graduado em Geografia e Historia do Paraná. Ele iniciou a carreira como docente em 2005 sendo professor PSS, e desde 2009 seguia como professor concursado pelo Estado.
O docente atuou em instituições estaduais de Campo Largo e, entre 2012 e 2015, foi diretor no município. Entre 2015 e 2016 trabalhou como Assistente Técnico no Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte (AMN).
Em 2017, Miranda assumiu a chefia do NRE AMN, se mantendo na posição até 2019, quando assumiu a Chefia do Departamento de Aconselhamento Pedagógico (DAP), na Seed. Foi em abril de 2020, a convite de Renato Feder, que ele assumiu o cargo de Diretor de Educação, se mantendo até o presente momento.