
Vereadora faz pedido para alteração nas vagas de curta duração em Umuarama
A vereadora Cris das Frutas divulgou um vídeo em suas redes sociais falando a respeito das vagas de curta duração […]

A vereadora Cris das Frutas divulgou um vídeo em suas redes sociais falando a respeito das vagas de curta duração (pintadas de verde) no trânsito de Umuarama. Ela disse que recebeu queixas relacionadas ao sistema.
Todos os motoristas que estacionam nessas vagas devem deixar o pisca-alerta ligado e podem permanecer no máximo por 30 minutos naquele espaço. E cabe ressaltar que as vagas de curta duração são válidas 24 horas.
A vereadora disse a OBemdito que recebeu algumas reivindicações de condutores que tiveram problemas, inclusive de bateria por terem que permanecer com o pisca-alerta ligado.
Cris informou ter protocolado a Indicação 945/2022 no dia 21 novembro 2022 para que seja revisto o sistema em momentos em que o fluxo de motoristas nas vagas de estacionamento é menor, como o período da noite. “Como tudo que chega pra mim eu vou atrás de estudar e ver a possibilidade de resolver”.
Ela explicou: “Senti na pele, como moradora, o absurdo de ter que ligar o alerta fora do horário comercial. O transtorno da população na hora de fazer um happy hour com a família por ter que ir a todo instante no seu carro. Uma senhora com a bateria do carro fraca constatou que ao chegar no seu veículo e dar partida o carro não pegou. Causou o maior transtorno pra ela”, disse a parlamentar.
Cris acrescentou: “Fora o horário comercial não encontro um motivo que seja positivo. Agora em horário comercial, enquanto não volta a zona azul, é mais que necessário para os comerciantes”, finalizou.
UMUTRANS
OBemdito manteve contato com a diretora da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), Dianês Maria Piffer. Ela informou que a sinalização é regida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a lei federal 9.503/1997.
E que qualquer alteração acontece apenas através de lei federal. “Para se mexer em qualquer situação referente ao trânsito, é só com lei federal”, afirmou a diretora, para explicar que não é possível fazer um sistema diferenciado apenas para o município.
Dianês acrescentou que a prerrogativa em Umuarama é fazer a fiscalização em horário comercial – mesmo com as vagas sendo válidas 24 horas. “Enquanto houver disputas pelas vagas, nós estamos fiscalizando. Agora com o comércio aberto a noite, nós precisamos fiscalizar, pois senão não há vagas para chegar ao comércio”, finalizou.