Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Funcionários encontram cobra em mercado e Polícia Ambiental faz remoção do animal

Uma cobra foi capturada em um supermercado de Umuarama na manhã desta segunda-feira (26). O animal apareceu no local por […]

Fotos: Redes sociais
Funcionários encontram cobra em mercado e Polícia Ambiental faz remoção do animal
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 26 de dezembro de 2022 às 17h49 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 17h12

Uma cobra foi capturada em um supermercado de Umuarama na manhã desta segunda-feira (26). O animal apareceu no local por volta das 8h e foi capturada pelos próprios funcionários, que acionaram as autoridades competentes.

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até o estabelecimento na avenida Portugal e fez a remoção da serpente. Trata-se de uma cobra muçurana (ou mussurana), também conhecida como cobra-preta. De acordo com os policiais, o animal capturado no mercado tinha entre 1 metro e 1 metro e 10 centímetros de comprimento.

Quando os policiais chegaram, ela estava em uma caixa de papelão. Ela então foi avaliada e foi constatado que a serpente estava em boas condições de saúde. Desta forma ela foi reintroduzida ao habitat natural.

OBemdito tentou contato com o mercado para buscar mais detalhes e não obteve informações. O espaço está aberto para uma eventual manifestação.

CURIOSIDADES DO INSTITUTO BUTANTAN

Você sabia que existem cobras que comem cobras? Esse é o almoço preferido da muçurana, nome popular para diferentes espécies de cobra que se alimentam de outras serpentes, inclusive as venenosas. Também chamada de cobra-preta, ela ataca até suas primas mais perigosas, como a jararaca, pois é imune ao seu veneno.

Esse “gosto” inusitado, chamado de ofiofagia, foi descoberto pelo médico Vital Brazil, fundador do Instituto Butantan, em 1909. A primeira muçurana estudada por ele (da espécie Clelia clelia) matou e comeu, em um ano, 17 jararacas.

Apesar de seu tamanho assustador, a muçurana não é venenosa e é inofensiva para humanos – não é à toa que ela é conhecida como “cobra do bem”. Ela mede cerca de 1,5 m, mas pode alcançar até 2,5 m na vida adulta.

Dependendo da espécie, pode ter hábitos diurnos ou noturnos, e costuma viver em matas e no meio da vegetação rasteira e fechada, perto de rios e lagoas. Outra característica interessante é que ela muda de cor ao longo da vida, indo de rosa claro e laranja quando jovem até azul escuro e preto na fase adulta. (Informações do Instituto Butantan).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas