
Garotinha de 4 anos que veio passar férias em Umuarama doa os cabelos à Uopeccan
“Ela ouviu as meninas falando sobre as pessoas que tem câncer e precisam cortar os cabelos para tratar a doença e decidiu que iria doar o seu cabelo”, conta a tia

Um ato de amor realizado por uma garotinha de quatro anos chamou atenção em Umuarama. A pequena Maria Eduarda dos Santos, que mora em Brusque, Santa Catarina, e completa cinco anos no próximo dia 5 de janeiro, decidiu cortar o cabelo, no último dia 22, e doar as madeixas para o Hospital do Câncer Uopeccan.
A garotinha, que estuda na educação infantil e é filha de pai caminhoneiro, veio passar férias na casa da tia Fabiana Gonsalves dos Santos, que mora no bairro Sonho Meu.
Segundo Fabiana, a decisão da sobrinha em doar o cabelo para a confecção perucas para mulheres que estão em tratamento contra o câncer, veio depois dela ouvir algumas amiguinhas, que fez no bairro, falando sobre o assunto.
“Ela ouviu as meninas falando sobre as pessoas que tem câncer e precisam cortar os cabelos para tratar a doença e decidiu que iria doar o seu cabelo”, conta a tia orgulhosa pela decisão da sobrinha.
Filha de Gabriele Fernanda dos Santos, irmã de Fabiana, a garotinha nunca havia cortado os cabelos. O primeiro corte, por um motivo nobre, foi registrado em vídeo. (Confira acima).
“Ela é uma criança bem acessível e gosta de doar as coisas para outros”, afirma Fabiana ao destacar a compaixão e empatia da pequena.
O cabelo, que após cortado somou cerca de 30 centímetros, agora será entregue para as voluntárias do projeto Rapunzel Solidária, que confecciona perucas para ajudar na autoestima de mulheres que fazem tratamento contra o câncer na Uopeccan de Umuarama.
O projeto conta com o trabalho de diversas voluntárias, recentemente OBemdito contou parte da história de uma delas. (Relembre aqui).
Como doar
Para realizar a doação existem alguns pré-requisitos: o cabelo precisa ter no mínimo 15 centímetros, deve ser cortado em mechas pequenas como de mega hair e ser entregue limpo e seco. Não tem problema se o cabelo for tingindo ou tiver passado por algum outro processo químico.
Depois, o cabelo deverá ser entregue no Núcleo Solidário do Hospital Uopeccan, que fica localizado na Av. Paraná, 7592 – Zona III. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (44) 2031-0700.