Agência Estadual Publisher do OBemdito

Corpo de Bombeiros alerta para o uso seguro de fogos de artifício na virada do ano

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBM) reforça a orientação para que a população tome os devidos cuidados na […]

Foto: AEN
Corpo de Bombeiros alerta para o uso seguro de fogos de artifício na virada do ano
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 17h07 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 16h59

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBM) reforça a orientação para que a população tome os devidos cuidados na compra e no uso dos fogos de artifício durante a virada do ano. A precaução é para evitar acidentes como queimaduras e incêndios durante as comemorações.

O alerta começa na hora da compra. Os produtos só devem ser adquiridos em locais devidamente licenciados pelo CBM e que tenham também a liberação da Delegacia de Armas e Munições da Polícia Civil, o que garante ao consumidor a certificação do produto.

“Na compra é preciso sempre procurar fogos de artifício que tenham sensores ou suportes. Eles diminuem o contato manual da pessoa com o produto, deixando o manuseio mais seguro. É necessário evitar também o consumo de bebidas alcoólicas quando for manusear os fogos de artifício, evitando acidentes”, explicou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Thayane de Lima.

Ela ressalta que o manuseio tem ser feito com bastante atenção, seguindo as recomendações do fabricante e nunca diretamente em contato com as mãos ou na direção das pessoas.

O material não deve ser manejado próximo a aglomerações – é fundamental procurar um local mais afastado, pois muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardo dos fogos de artifício. Caso isso aconteça, os fogos não podem ser reutilizados e devem ser imersos em um balde de água para evitar a explosão.

No caso de acidentes, a pessoa deve ligar para o telefone 193 e acionar o atendimento do Corpo de Bombeiros. Antes do socorro os ferimentos podem ser lavados com água corrente e protegidos com um pano limpo umedecido com água filtrada.

O Corpo de Bombeiros reforça também que é preciso estar atento às leis municipais de cada região e, caso não haja proibição, que as pessoas realizem esse procedimento da maneira mais segura possível.

OBemdito com AEN

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas