Redação Publisher do OBemdito

Secretaria de Saúde de Umuarama tem medicamentos para tratamento de casos leves de Covid

Pessoas com covid-19, que apresentem sintomas leves a moderados, já estão sendo tratadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em […]

Foto: Assessoria
Secretaria de Saúde de Umuarama tem medicamentos para tratamento de casos leves de Covid
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 17h56 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 16h07

Pessoas com covid-19, que apresentem sintomas leves a moderados, já estão sendo tratadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Umuarama com um novo medicamento fabricado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Trata-se de um antiviral que associa Nirmatrelvir e Ritonavir (NMV/r) e só é indicado para pacientes que não necessitem de oxigênio suplementar, que tenham idade igual ou superior a 65 anos (ou imunocomprometidos com 18 anos ou mais), independentemente da quantidade de vacinas que tomou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou o recebimento de 17 kits, que estão na Central Farmacêutica e são disponibilizados somente sob prescrição médica nas unidades de saúde. “O tratamento de covid com esse antiviral tem algumas exigências, que devem ser cumprida, como estar até no quinto dia do início dos sintomas”, detalha Sandra Pinheiro, diretora de Vigilância em Saúde.

Ela ressalta que o antiviral – vendido em farmácias com o nome comercial de Paxlovid – não está liberado para profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenir covid-19 e nem para pacientes assintomáticos.

“O Paxlovid tem resultados comprovados em casos leves e moderados e está disponível na rede municipal de saúde, basta receber indicação médica”, frisa.

Já o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, esclarece que todas as pessoas que tiverem sintomas de gripe (que pode ser covid-19) devem procurar a unidade de saúde a que pertence.

“Muita gente ainda tem buscado o PA (Pronto Atendimento) queixando-se de sintomas que acreditam ser covid – coriza, tosse, febre etc. –, mas a ‘porta de entrada’ para avaliação é a UBS de seu bairro. Os casos mais graves serão imediatamente encaminhados para tratamento nos hospitais e o cidadão terá todos os cuidados necessários”, indica.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas