Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama: Fiscalização flagra aglomerações e estabelecimentos abertos no domingo

No domingo, a central da GMU recebeu 9 denúncias de atendimento normal em estabelecimentos comerciais, na região central e nos bairros da cidade

Foto ilustrativa: assessoria PMU
Umuarama: Fiscalização flagra aglomerações e estabelecimentos abertos no domingo
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 21 de junho de 2021 às 19h56 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 04h02

Apesar do clima chuvoso e frio do final de semana, as equipes da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal de Umuarama (GMU), com apoio da Polícia Militar, mantiveram as fiscalizações sobre o cumprimento dos decretos municipais e do Estado, relacionados ao enfrentamento da Covid-19, que dispõem sobre as medidas de enfrentamento da pandemia.

Na sexta-feira (18), as equipes visitaram um bar na Rua Tomé de Souza, que ainda estava aberto por volta das 21h com clientes em seu interior. O estabelecimento foi orientado e notificado pelos agentes da Vigilância Sanitária, de forma tranquila. Em seguida o proprietário fechou o bar e os agentes deram por encerrada a fiscalização. Neste dia também foram feitas duas orientações em conveniências, sobre horário de venda de bebidas alcoólicas.

Já no sábado (19) a GMU recebeu cinco denúncias, todas relacionadas a aglomerações, que ocorreriam em um bar do Jardim Panorama, festas em duas chácaras, um centro de candomblé e em um estabelecimento comercial na Av. Rio Grande do Norte. Foram notificados dois bares, nas ruas Mimosa e Nereu Ramos, as chácaras receberam orientações (uma delas tinha aproximadamente 60 pessoas, um restaurante e lanchonete da Avenida Maringá foi notificado bem como estabelecimentos da praça de alimentação do shopping. Nas demais denúncias, não havia alterações.

“Foram cinco notificações de lanchonetes por consumo fora do horário, duas de bares que colocaram mesas na calçada, uma lanchonete infracionada por consumo de bebida alcoólica após as 20h, uma denúncia de festa em residência e uma verificação de festa autorizada”, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Franzimar Morais.

DOMINGO

Das 7h de domingo (20) à 1h de segunda-feira, a central da GMU recebeu nove denúncias de atendimento normal em estabelecimentos comerciais, na região central e nos bairros da cidade, que estão proibidos pelo decreto municipal 154/2021. Pela determinação legal, mercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, casas de carne e padarias podem atender das 5h às 20h, de segunda a sábado, com 50% de ocupação e funcionamento 24h/dia apenas por delivery.

Os reclames envolveram mercearia no Jardim Petrópolis, casa de carnes na Pç. Anchieta, conveniência em posto na Av. Ângelo Moreira da Fonseca, bar no San Remo, mercearias na Av. Zaeli e no 28 de Outubro, bares no Arco Iris e no Dom Pedro I, conveniência no distrito Serra dos Dourados e um milk shake na Av. Paraná. Todas as denúncias foram repassadas à Vigilância Sanitária para fiscalização e acompanhamento.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas