
Arrastão contra a dengue no Parque Danielle em Umuarama retirou 30 toneladas de entulhos
Nada menos que sete caminhões com entulhos foram levados para o Aterro Sanitário de Umuarama na quinta-feira (26), em operação […]


Nada menos que sete caminhões com entulhos foram levados para o Aterro Sanitário de Umuarama na quinta-feira (26), em operação realizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental na região do bairro Parque Danielle.
Ali foi identificado o maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti da cidade – 16,7 pontos, um número considerado alarmante pelas autoridades de saúde. Trinta toneladas de lixo, móveis velhos e objetos que podem acumular água foram retirados no arrastão contra a dengue.
Segundo Renata Luzia Ferreira, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, conta que a operação foi realizada nos bairros Parque Vitória Régia, Jardim Alto da Boa Vista, Parque San Remo II e no Parque Danielle.
“Colocamos carros de som durante três dias, avisando sobre o arrastão e solicitando que os moradores separassem todos os tipos de materiais que pudessem apresentar algum risco de se tornar um criadouro, colocando tudo na calçada em frente a suas casas”, detalha.
Renata ressalta que a área onde foi realizado o arrastão pertence à unida básica de saúde Vitória Régia, também chamada de setor Parque Danielle.
“São 24 quarteirões onde existem quase mil imóveis. O Índice de Infestação Predial (IIP) – que é a porcentagem de imóveis com a presença de Aedes aegypti – deve ser inferior a 1%, que indica baixo risco. Entre 1% e 3,9% já é considerado médio risco e superior a 4% estamos em alto risco. Segundo o último levantamento, o índice geral em Umuarama ficou em 1,6%, sendo que o Parque Danielle registrou 16,7%, ou seja, que de 100 imóveis visitados, quase 17 tinham ao menos um foco do mosquito”, comentou.
Outras localidades com alto risco de contaminação são a região da Igreja São Paulo (Guarani/Anchieta) com 10%, o Parque Cidade Jardim com 6,8%, a região da Escola Malba Tahan com 6,5%, o Ouro Branco com 6,1%, a Zona 3 com 5,3%, a Zona 2 com 4,5%, os bairros Dom Pedro I e II com 4,4% e o Parque Castelo Branco com 4,1%.
OBemdito com Assessoria