Sestram e Aciu discutem projetos de acessibilidade e estacionamento rotativo
O objetivo é unir forças para gerar um amplo debate acerca dos assuntos
Representantes da Sestram (Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) se reuniram nesta sexta-feira (27) para debater dois assuntos: o estacionamento rotativo e o Plano Municipal de Rotas Acessíveis.
O objetivo é unir forças para gerar um amplo debate acerca dos assuntos, em busca de elaborar projetos que contemplem todas as áreas necessárias e atendam as necessidades da população.
Participaram do encontro o secretário da Sestram, Elizeu Vital; a chefe da Divisão de Engenharia de Trânsito, Regina Duarte Gomes, o presidente da Aciu Miguel Fuentes Romero, o diretor Orlando Santos, o vice-presidente Alisson Rafael Rodrigues e o tesoureiro Glaucio Bertoglio.
Os representantes da Sestram detalharam as propostas para implantação do estacionamento rotativo e do Plano Municipal de Rotas Acessíveis. Os projetos são considerados de muita importância para o desenvolvimento da cidade. Na reunião houve troca de ideias e foram acrescentadas novas propostas que serão avaliadas.
De acordo com Elizeu Vital, a iniciativa de ter essa reunião com a Aciu aconteceu em virtude da necessidade de ter adesão do meio empresarial e comercial nas decisões. “Estes segmentos terão grande impacto e poderão ocorrer transtornos iniciais, mas o objetivo é melhorar o atendimento para os empresários, para os clientes e todos os demais usuários das vias”, disse Elizeu.
Foram apresentadas as ideias do estacionamento rotativo e seus aspectos, como cobrança de taxa, tempo de tolerância e forma de fiscalização. A Sestram está elaborando o projeto para a licitação visando a implantação do estacionamento rotativo na cidade. Para isso estão sendo buscados exemplos do sistema em outras cidades. A implantação definitiva ainda terá outras diversas outras etapas, entre elas audiência pública.
A chefe de Divisão de Engenharia de Trânsito da Sestram, Regina Duarte Gomes, explicou que o Plano Municipal de Rotas Acessíveis visa dar condições de acessibilidade principalmente as pessoas com deficiência e idosos.
“A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos e internos de espaços e edificações, e que pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas. A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas de acesso, escadas, passarelas e outros elementos da circulação.”
EMPRESÁRIOS E COMERCIANTES
O presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero, disse que a associação tem cobrado frequentemente a implantação do estacionamento rotativo na cidade. “Umuarama está perdendo muito pela falta de vagas no centro. A Aciu também tem pesquisado os sistemas adotados em outras cidades, entre elas Ponta Grossa, que tem um projeto que está dando certo há vários anos”.
Miguel acrescentou que a Aciu e a Prefeitura colocaram uma solução temporária, com as vagas de curta duração (pintadas de verde). “Sabemos que a solução definitiva é o estacionamento rotativo. Umuarama é sede de uma região metropolitana e precisa ter vagas. Estou feliz com essa reunião, pois entendo que existe um movimento em que as pessoas estão se envolvendo ao invés de ficarem apenas criticando”, argumentou.
O presidente da Aciu informou que haverá uma reunião na primeira quinzena de fevereiro onde será apresentado um modelo de estacionamento mais elaborado.
A respeito do Plano Municipal de Rotas Alternativas, Miguel comentou que se trata de um modelo de acessibilidade. “É um grande projeto pensando numa revitalização do centro. A intenção é deixar o centro da cidade mais acessível, mas também com a cara de uma cidade que cresce e pensando 30 anos à frente. Vamos montar uma comissão para acompanhar o processo da acessibilidade e futuramente pretendemos levar isso tudo aos comerciantes. Tenho no meu DNA de gestão buscar a união e envolvimento de todos para que o projeto tenha êxito e sucesso”, finalizou.





