
Nova Olímpia recebe veículo para o transporte adequado de alimentos frescos
José Antonio Duarte, gerente da Seab em Umuarama, entrega chave do veículo utilitário ao prefeito Luiz Sorvos


O município de Nova Olímpia foi contemplado na última sexta-feira (27) com um caminhão utilitário 0km, que vai atender a distribuição de produtos da agricultura familiar, como o Programa Alimenta Brasil (PAB), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Compra Direta Paraná.
A entrega foi feita pelo engenheiro agrônomo José Antonio Duarte, gerente do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em Umuarama. A conquista é resultado da gestão direta do prefeito Luiz Sorvos com o governo Ratinho Júnior.
O veículo vem equipado com baú isotérmico, que garante por mais tempo a qualidade dos alimentos, deixando-os fresquinhos do momento em que são colhidos até o preparo e consumo, tanto nas escolas e centros de educação infantil quanto nas ações de repasse de cestas a famílias carentes, inscritas em programas sociais.

A entrega dos caminhões no Paraná foi viabilizada por um convênio firmado entre entre o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional/Desan da Seab e o Ministério da Cidadania.
Segundo o prefeito Luiz Sorvos, a ideia é utilizar o caminhão também no apoio aos produtores de hortaliças e frutas, para o transporte da produção até os locais de venda. “Faz toda a diferença o produto chegar com a máxima qualidade às mãos dos consumidores. Vamos dar uma boa força para os pequenos agricultores daqui de Nova Olímpia”, disse.
O município está entre os maiores compradores dos alimentos produzidos localmente, através da Compra Direta. Os alunos das redes municipal e estadual de ensino, por exemplo, recebem até três refeições diárias. O cardápio, sempre diversificado, faz toda a diferença no rendimento das aulas e no desenvolvimento das crianças.
Além de José Antonio Duarte, participaram da entrega, pelo governo do Estado, o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (Emater), Rafael Meier; o diretor do Desan em Umuarama, Cláudio Marconi; e o técnico Carlos Almeida, também do Desan.

