Redação Publisher do OBemdito

Enxurrada invade residência e danifica móveis de moradora do Jardim Ipanema, em Umuarama

Outros pontos de alagamento e enxurradas foram registrados com a chuva forte da tarde desta segunda-feira

Foto: Reprodução
Enxurrada invade residência e danifica móveis de moradora do Jardim Ipanema, em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de janeiro de 2023 às 17h36 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 15h28

A forte chuva que atingiu Umuarama no início da tarde desta segunda-feira (30) resultou em alagamentos e enxurradas em vários pontos da cidade. Dentre eles está a residência de uma moradora da rua Pontal do Sul, no Jardim Ipanema, que perdeu móveis e eletrodomésticos após a água subir até acima do nível do rodapé da residência.

Em conversa ao OBemdito, Gileuza Mendes, de 39 anos, disse que a enxurrada aconteceu em um piscar de olhos, não possibilitando nem a chance dela tentar proteger os móveis da residência. “Alagou tudo na minha casa em menos de 3 minutos”, lamentou ela que trabalha como cabelereira nos fundos da residência e disse que a água danificou vários móveis e objetos de trabalho. “Guarda-roupas, cômoda, móveis do salão, várias coisas”.

Ainda de acordo com a moradora, não é a primeira vez que uma situação assim é registrada na rua. Em meados de setembro de 2022 outra chuva também resultou em uma enxurrada que também invadiu a residência. “Como a rua é descida, a água acumula e vai entrando dentro de casa”, explicou. “Eu coloquei pano nas portas mas não adiantou, entrou (a água) na despensa e nos quartos”.

Assista o vídeo enviado por Gileuza:

A cabelereira, que vive na casa acompanhada com o marido, de 46 anos, e a filha, de 18, disse que já procurou a prefeitura municipal para ver o que poderia ser feito para correção do problema, porém na época recebeu a resposta que o ideal seria a construção de uma galeria para melhor escoamento de eventuais enxurradas. Até o momento, nenhuma obra do tipo foi iniciada.

MAIS ENXURRADAS

Além da residência no Jardim Ipanema, uma leitora também entrou em contato com a redação questionando o sistema de escoamento no cruzamento da avenida Brasil com rua Perobal, na Zona I de Umuarama.

“Ano passado já tivemos um forte alagamento aqui nas lojas da avenida Brasil e parece que esse ano vai continuar assim”, lamentou.

Assista o vídeo enviado pela leitora:

A região do colégio estadual Bento Mossurunga também registrou enxurradas. Internautas compartilharam vídeos de pontos de alagamento no posto de combustíveis Pinheirão e na avenida Ângelo Moreira da Fonseca. Confira no vídeo abaixo:

RESPOSTA DA PREFEITURA

OBemdito entrou em contato com a Prefeitura Municipal, e recebeu a resposta em nota que as “equipes da Secretaria Municipal de Obras, desde o início da chuva que teve início por volta das 13h15 desta segunda-feira (30), estão vistoriando os pontos mais críticos e listando os locais. Após análise e planejamento, providências serão tomadas tanto para reparar os danos quanto para evitar novos estragos”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas