
Paraná apresenta exigências ao Governo Federal e espera avanços na concessão do pedágio
Durante a cerimônia de entrega de equipamentos de informática que serão distribuídos para escolas pela Secretaria do Estado da Educação […]


Durante a cerimônia de entrega de equipamentos de informática que serão distribuídos para escolas pela Secretaria do Estado da Educação na terça-feira (31), o governador Ratinho Junior (PSD) citou as três exigências que o Paraná tem para que ocorram os avanços no projeto de concessão do pedágio. A fala aconteceu dias após Ratinho Junior se encontrar com o atual ministro dos Transportes, Renan Filho, para encaminhar um acordo com o governo federal.
Durante a entrevista, o governador foi questionado sobre a situação do pedágio e afirmou que o Paraná segue com algumas exigências. “O Paraná não abre mão de ser uma disputa pelo menor preço da tarifa, com obras e na bolsa de valores, para trazer transparência. Se o Governo Federal atender esses três pleitos, essas três exigências, acredito que teremos avanços nos próximos meses”, afirmou.
Para Ratinho, a importância do acordo é imprescindível, haja visto que 70% das rodovias presentes no projeto são de responsabilidade federal.
Na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), a oposição de Ratinho criticou o modelo apresentado, argumentando que este tornaria a tarifa ainda mais alta que a concessão encerrada em novembro de 2021.
Um ofício foi entregue pelo governador ao atual Governo Lula na última semana onde o Ratinho pede reforço nas obras do antigo Anel de Integração até a concessão. As rodovias completaram 14 meses sem pedágios no estado.
O Governo do Estado estima que a necessidade de investimento é medida em R$ 300 milhões. A União ficou encarregada pela execução das obras nas estradas federais que cortam o Paraná.
(Redação, com informações Banda B)