
Desenvolvimento da economia de Umuarama é tema de encontro da Câmara Técnica da Agricultura
A Câmara Técnica de Agricultura, Agroindústria e Agropecuária do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama), foi implantada na última quinta-feira […]


A Câmara Técnica de Agricultura, Agroindústria e Agropecuária do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama), foi implantada na última quinta-feira (2) em reunião realizada no auditório do Sebrae local com o objetivo de unir forças das entidades para auxiliar a administração municipal na criação de políticas públicas para alavancar a economia do município.
O encontro também estabeleceu como coordenador da Câmara Técnica o secretário municipal de Agricultura, Murilo Teixeira, vice-coordenador Mário Aluízio Zafanelli e secretário Elson Castro Tamaio Junior.
“Tivemos a satisfação de contar com a presença maciça dos membros da Câmara Técnica, todos dedicados e determinados em realmente contribuir para que o agro seja, cada vez mais, um dos mais importantes pilares de sustentação da economia de nossa cidade”, comenta.
Além da Secretaria Municipal de Agricultura, a Câmara Técnica conta com representantes da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Sociedade Rural (SRU), Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), IDR-Paraná, sindicatos Patronal e dos Trabalhadores Rurais, Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos (Areau), Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Cooperativa dos Produtores Rurais (Cooperu), Sebrae, Cooperativa dos Produtores de Leite (Cooplu), instituições acadêmicas (UEM, Unipar, UniAlfa) e cooperativas financeiras (Sicoob, Sicredi e Cresol).
Adriano Pereira da Silva, consultor do Sebrae e secretário-executivo do CDU, mencionou que vários temas foram abordados neste primeiro encontro, como o estabelecimento de ações para geração de emprego e renda no setor, a criação de programas e linhas de crédito de interesse da economia local e a identificação das potencialidades do agro não só em Umuarama, como também na região.
“O mais importante é esse processo de união na convergência de ideias para o futuro próximo do agro no município. E todos os participantes deixaram claro que vão dar sua contribuição tanto para atrairmos novos investimentos, como fortalecer os negócios já existentes”, observou.
OBemdito com Assessoria