
Terremoto na Turquia e na Síria deixa 1.300 mortos; números de vítimas devem aumentar nas próximas horas
Um terremoto de magnitude 7,8 graus que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria, nesta manhã de […]


Um terremoto de magnitude 7,8 graus que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria, nesta manhã de segunda-feira (6), matou pelo menos 1.300 pessoas. Segundo as autoridades estes números devem aumentar nas próximas horas. Ao todo até o momento são 912 mortes na Turquia e 467 na Síria.
Há relatos de centenas de vítimas sob os escombros, principalmente em pequenas vilas nos dois países. Equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área à procura de sobreviventes.
O número de feridos ainda é incerto, mas agências de notícias e órgãos de governo acreditam que passe de 3 mil em território turco e sírio.
O vice-presidente turco, Fuat Oktay, afirmou que pelo menos 284 pessoas morreram e mais de 2.323 ficaram feridas em 10 províncias no país. Disse ainda que cerca de 900 edifícios acabaram destruídos em Gaziantep e Kahramanmaras. Um hospital desabou em Iskanderoun, que fica às margens do Mediterrâneo.
Houve pelo menos seis tremores secundários. O governo pede que as pessoas não entrem nos prédios danificados. Na Síria, especificamente, são 245 mortos em áreas controladas pelo governo e 147 nos locais com controle de rebeldes.
Por causa da situação, a União Europeia afirmou que vai enviar grupos de resgate. Grécia e Israel também se colocaram à disposição.
OBemdito com Metrópoles