Redação Publisher do OBemdito

Câmera flagra clarão no céu de Umuarama e morador compartilha vídeo com OBemdito

O forte clarão que iluminou o céu da região Oeste e Noroeste do Paraná na madrugada de terça-feira (7) também […]

Foto: Reprodução
Câmera flagra clarão no céu de Umuarama e morador compartilha vídeo com OBemdito
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de fevereiro de 2023 às 13h35 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 14h52

O forte clarão que iluminou o céu da região Oeste e Noroeste do Paraná na madrugada de terça-feira (7) também foi visto em Umuarama, conforme registro por imagens de segurança de uma empresa no Parque Industrial I. De acordo com especialistas, o fenômeno foi um pequeno meteoro e não deve ser confundido com o cometa verde que também está próximo do planeta Terra.

Em imagens compartilhadas com OBemdito por um funcionário de uma empresa de lubrificantes na avenida Florivaldo Ricieri Tampelini, é possível ver o céu da região se iluminando rapidamente seguido pelo astro que aparece e desaparece imediatamente.

Assista abaixo:

De acordo com o funcionário, ele descobriu o evento pela internet e resolveu conferir as câmeras de segurança da empresa para averiguar se alguma delas havia capturado o fenômeno. Foi ao conferir o registro das 01h03 que ele recebeu a confirmação em vídeo.

Houveram também relatos de avistamento em outros municípios, como Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Santa Tereza do Oeste e cidades da região Noroeste, como Sarandi e Maringá, que compartilharam os vídeos através de redes sociais e grupos de mensagens.

Algumas pessoas que afirmaram ter testemunhado o episódio, também relataram que ouviram um forte estrondo pouco após o flash de luz.

De acordo com o site CATVE, Rogério Toniolo, professor de Física da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), disse que nada mais é que uma estrela cadente. O especialista descartou o chamado de Cometa Verde, que está a milhares de quilômetros e poderia ser observado na madrugada.

“Pelas características do brilho visto nos vídeos trata-se da entrada de um pequeno meteoro na atmosfera, não existe relação com o Cometa Verde que se encontra a dezenas de milhões de quilômetros da Terra”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas