
Forças policiais de Umuarama destacam participação da população no combate ao crime
Em uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (8) no bairro 1º de Maio, forças policiais de Umuarama se reuniram […]


Em uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (8) no bairro 1º de Maio, forças policiais de Umuarama se reuniram com presidentes dos bairros da Capital da Amizade para entender a realidade de cada região e debater questões envolvendo a segurança e combate à criminalidade.
Na oportunidade os Comandantes do 25º Batalhão, Batalhão de Fronteira e do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar da cidade de Umuarama, e lideranças do Conselho de Segurança e Guarda Municipal se fizerem presentes a fim de ouvir as demandas repassadas pelos presidentes.
Na ocasião, também foram colocados à mesa pelos comandantes a importância da população no combate da criminalidade e de que forma o cidadão comum, em sua rotina diária, pode colaborar com os órgãos do governo.
De acordo com os policiais, por saber exatamente o que ocorre em seu bairro e em sua rua e vizinhança, é este cidadão que normalmente tem conhecimento de algum morador agindo de forma suspeita.
Ainda de acordo com eles, a polícia como figura principal encarregada de manter a ordem pública para a consequente prestação da paz social precisa da conscientização e cooperação de toda a sociedade para alcançar os seus objetivos.
Na reunião foi repassado aos presidentes de bairro a funcionalidade da ligação telefônica via 190 onde qualquer pessoa pode fazer denúncia de forma anônima, assim colaborando com um bom trabalho das forças de segurança.
Outra funcionalidade recentemente adotada na PMPR é o aplicativo 190 PR é uma plataforma da Polícia Militar pioneira no Brasil que possibilita o acionamento de emergência sem ligação telefônica. Com o aplicativo é possível registrar fatos como: acidente de trânsito, perturbação de sossego, violência doméstica, entre outras ocorrências.
O APP 190 PR também é projetado para atender pessoas com deficiência auditiva, sendo possível ativar auxílio por libras, visando sempre atender ao usuário de maneira eficiente. Em ocorrências com risco a vida o chamado é iniciado antes do preenchimento do formulário, por isso é muito importante deixar a localização do aparelho ativa.
Visando auxiliar as informações repassadas, em algumas ocorrências é possível enviar vídeo e fotos e, após o preenchimento do formulário, é iniciado um chat, caso seja necessários maiores informações. Também é possível acompanhar todos os detalhes da ocorrência, dando maior credibilidade.
A eficiência do aplicativo é comprovada com a raros trotes até o momento, os quais foram devidamente identificados pelo Governo Digital, e os responsáveis encaminhados para a Polícia Civil por falsa comunicação de crime. Dando credibilidade e segurança no seu uso, e assim, o atendimento se torna mais rápido.