
Morador de Umuarama se queixa de escorpiões encontrados com frequência em casa
O morador em Umuarama, Adelmo Santana de Oliveira, manteve contato com OBemdito para relatar o aparecimento constante de escorpiões em […]


O morador em Umuarama, Adelmo Santana de Oliveira, manteve contato com OBemdito para relatar o aparecimento constante de escorpiões em sua residência. Ele mora na Rua Helena Rosa, no Parque Ilha da Madeira – região do Parque 1º de Maio.
O casal tem uma filha de 1 ano e 7 meses. “A gente tem criança pequena aqui e está cheio desses escorpiões aqui. A rua tá pior que um pasto. Toda noite a gente mata escorpião”, explicou. Adelmo falou que ele e a esposa já encontraram pelo menos seis escorpiões em casa desde que se mudou para lá, no fim do ano.
COMO PROCEDER
Somente em 2022 a Vigilância Ambiental de Umuarama registrou 232 ocorrências envolvendo capturas de escorpiões em residências. No caso dos escorpiões preto, por serem nativos, a equipe faz a soltura do animal em área de mata. Os escorpiões pretos são considerados sem relevância médica. O único risco é para pessoas alérgicas, que podem ter reação.
No caso de escorpiões na cor amarela, a Vigilância Ambiental faz a busca ativa na casa da pessoa que encontrou e nos arredores (vizinhos), conforme manda o protocolo de atendimento. Esta espécie é considerada a mais venenosa da América Latina.
A recomendação para quem encontra os animais é manter contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (44) 3639-1930. A equipe irá se deslocar até a residência, independente da espécie de animal, realizará a captura e fornecerá mais orientações ao morador.
No caso dos terrenos baldios, a orientação é para que os moradores protocolem a situação através do telefone 156, da Ouvidoria da Prefeitura Municipal.
