Redação Publisher do OBemdito

Umuarama e região estão em alerta amarelo, com risco de tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestades em boa parte do Paraná. O aviso vai até […]

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Umuarama e região estão em alerta amarelo, com risco de tempestades
Redação - OBemdito
Publicado em 11 de fevereiro de 2023 às 17h19 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 14h39

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestades em boa parte do Paraná. O aviso vai até 10 horas de domingo (12) e prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). A Defesa Civil do Paraná também emitiu alerta.

A região Noroeste do Paraná, que inclui Umuarama e municípios próximos, está com alerta amarelo. O aviso também vale para o Norte Pioneiro Paranaense, a região Metropolitana de Curitiba, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Paranaense, , Oeste Paranaense e Centro-Sul Paranaense.

Segundo Simepar, neste sábado (11) o tempo continua instável e mais pancadas de chuva ocorrem sobre o Paraná. As temperaturas máximas diminuem um pouco, ou seja, o calor ameniza em função da maior presença de nuvens. Contudo, segue abafado em boa parte do Estado.

Para Umuarama a previsão indica que o domingo deve ser parcialmente nublado com pancadas de chuva. A temperatura oscila entre 21 e 28 graus.

De acordo com o Simepar, o risco de temporais segue mais alto durante o período da tarde, porém é mais favorável a ocorrência de pancadas fortes de chuva com raios (especialmente entre o noroeste, norte pioneiro e o leste paranaense).

ALERTA

A alerta amarelo tem como riscos potenciais: chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

(OBemdito e Bem Paraná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas