
Há 22 dias nenhum paciente de Umuarama precisa ser internado por covid-19
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam diretamente no monitoramento da pandemia de coronavírus em Umuarama, não têm dúvida […]


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam diretamente no monitoramento da pandemia de coronavírus em Umuarama, não têm dúvida de que a imunização da população é um dos principais fatores tanto para a redução dos casos, quanto da necessidade de internamentos para tratamento da doença.
O Boletim Covid desta terça-feira, por exemplo, traz a informação de que apenas seis casos foram confirmados – três mulheres, três homens e nenhuma criança.
Ainda segundo relatórios emitidos pelas próprias instituições hospitalares conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) e que disponibilizam leitos exclusivos para tratamento da covid-19, há 22 dias nenhuma pessoa de Umuarama tem a necessidade de ser internada, nem em enfermarias e nem em UTIs.
O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, destaca que até a última segunda-feira (13), foram aplicadas 258.026 doses de vacinas.
“A primeira dose foi aplicada em 99.392 pessoas, a segunda dose mais a dose única da Janssen foram recebidas por 91.036 pessoas, a terceira dose mais o reforço da Janssen foram aplicados em 48.958 pessoas e finalmente 18.640 pessoas tomaram a quarta dose. É fundamental completar o ciclo vacinal para garantir, no mínimo, que os sintomas da covid sejam mais leves”, relata.
Existem hoje 41 pessoas em isolamento domiciliar, sendo que são 30 casos ativos e mais 11 suspeitos, quando o paciente aguarda pelos resultados dos exames. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 41.804 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 e deste total 41.414 se recuperam. Neste período de 35 meses, 360 pessoas faleceram por complicações da doença.
Neste mês, 66 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 – são 35 mulheres, 32 homens e uma criança, o que dá uma média de 4,7 casos por dia. Diante desses números, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) classifica Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.
OBemdito com Assessoria