Redação Publisher do OBemdito

Há 22 dias nenhum paciente de Umuarama precisa ser internado por covid-19

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam diretamente no monitoramento da pandemia de coronavírus em Umuarama, não têm dúvida […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Há 22 dias nenhum paciente de Umuarama precisa ser internado por covid-19
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de fevereiro de 2023 às 12h18 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 14h30

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam diretamente no monitoramento da pandemia de coronavírus em Umuarama, não têm dúvida de que a imunização da população é um dos principais fatores tanto para a redução dos casos, quanto da necessidade de internamentos para tratamento da doença.

O Boletim Covid desta terça-feira, por exemplo, traz a informação de que apenas seis casos foram confirmados – três mulheres, três homens e nenhuma criança.

Ainda segundo relatórios emitidos pelas próprias instituições hospitalares conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) e que disponibilizam leitos exclusivos para tratamento da covid-19, há 22 dias nenhuma pessoa de Umuarama tem a necessidade de ser internada, nem em enfermarias e nem em UTIs.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, destaca que até a última segunda-feira (13), foram aplicadas 258.026 doses de vacinas.

 “A primeira dose foi aplicada em 99.392 pessoas, a segunda dose mais a dose única da Janssen foram recebidas por 91.036 pessoas, a terceira dose mais o reforço da Janssen foram aplicados em 48.958 pessoas e finalmente 18.640 pessoas tomaram a quarta dose. É fundamental completar o ciclo vacinal para garantir, no mínimo, que os sintomas da covid sejam mais leves”, relata.

Existem hoje 41 pessoas em isolamento domiciliar, sendo que são 30 casos ativos e mais 11 suspeitos, quando o paciente aguarda pelos resultados dos exames. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 41.804 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 e deste total 41.414 se recuperam. Neste período de 35 meses, 360 pessoas faleceram por complicações da doença.

Neste mês, 66 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 – são 35 mulheres, 32 homens e uma criança, o que dá uma média de 4,7 casos por dia. Diante desses números, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) classifica Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas