
Saúde registra mais 11 pessoas com Mpox no Paraná; Região de Umuarama não tem casos
A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (15) mais 11 casos de Mpox no Paraná. Eles foram registrados […]


A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (15) mais 11 casos de Mpox no Paraná. Eles foram registrados em Curitiba (5), Campina Grande do Sul (1), Pinhais (1), São José dos Pinhais (1), Cascavel (1), Toledo (1) e Arapongas (1).
Ao todo, o Paraná soma 299 diagnósticos positivos da doença, 1.218 descartados e 49 suspeitos, sem nenhum óbito. Dentre os casos confirmados, 284 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.
A Regional de Saúde de Umuarama não possui casos confirmados da doença. Na região houve apenas registros de casos suspeitos, que já foram descartados, nas seguintes cidades: Alto Piquiri (1), Cafezal Do Sul (1), Cruzeiro do Oeste (3), Douradina (1) e Umuarama (3).
A Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.
Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Clique AQUI para conferir o boletim divulgado pela Sesa.

(Informações: AEN, com OBemdito)