Polícia Ambiental de Umuarama autua dupla por pesca ilegal no rio Piquiri durante a piracema
Dois homens, de 28 e 59 anos foram autuados pela Polícia Militar Ambiental (PMAmb) de Umuarama por pesca ilegal durante […]
Dois homens, de 28 e 59 anos foram autuados pela Polícia Militar Ambiental (PMAmb) de Umuarama por pesca ilegal durante o período de piracema, no rio Piquiri, próximo à Assis Chateaubriand, na noite deste sábado (18).
De acordo com a PMAmb, a equipe realizava um patrulhamento nas imediações do rio Piquiri, próximo à ponte que liga o município de Assis Chateaubriand, quando, por volta das 20h flagrou os dois envolvidos – que residem em Cascavel – pescando durante o período da piracema, que teve início no dia 1º de novembro de 2022 e se estenderá até 28 de fevereiro de 2023.
Os pescadores foram autuados em flagrante por infração ambiental fixa no valor de R$ 1.2 mil para cada um, além de terem suas varas de pesca, carretilhas, a embarcação e o motor apreendido pelos policiais.
O Ministério Público do Paraná (MPPR) também foi comunicado sobre o episódio.
O que é a piracema?
A Piracema – cujo termo tem origem no Tupi e significa “saída de peixe” – é o período de reprodução dos peixes, onde as espécies se deslocam até as nascentes dos rios ou regiões rasas para desovar.
É considerado crime ambiental pescar durante o período da piracema pois a prática pode ameaçar a reprodução e gerar um risco de extinção às espécies, além do impacto ambiental causado.





