Redação Publisher do OBemdito

Após negociação, homem que havia subido na torre da Catedral de Umuarama desce do local

Curiosos precisaram ser repreendidos pelas forças de segurança porque estavam incitando o ato

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Após negociação, homem que havia subido na torre da Catedral de Umuarama desce do local
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 16h00 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 13h59

Um homem de 59 anos que havia escalado a torre da Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama, localizada na praça Paulo VI, na tarde desta quarta-feira (22), desceu do local depois de mais de uma hora de conversa com as equipes dos Bombeiros e da Polícia Militar.

Aparentemente transtornado, o homem havia subido na torre e ameaçava se jogar. Muitos curiosos se reuniram no local e precisaram ser repreendidos pelas forças de segurança. Segundo o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, major Claudio Roberto Longo Silva, tanto a equipe da PM, quanto dos Bombeiros, realizou um trabalho de convencimento para que o homem desistisse de praticar o ato extremo.

“A Polícia Militar estabelece perímetros de segurança, que são nada mais do que uma distância da situação de crise que a gente se depara, mas infelizmente, de vez em quando, uma ou outra pessoa, que não tem nada a ver com a situação, acaba atrapalhando e até podendo ser enquadrado por incitar a prática de algo que não é legal”, disse o comandante ao se referir à pessoas que foram até o local e pediam para que o homem se jogasse.

Segundo ele, a PM orienta que nestas situações as pessoas procurem se manter distantes do local para não atrapalhar o trabalho de resgate. “Eu oriento a comunidade, que em casos como esse, nos ajude ficando em silêncio, não se manifestando, até porque pode aumentar o estresse da crise e o cidadão que está ali abalado psicologicamente pode ficar mais agitado, mais nervoso e até mesmo praticar o ato em decorrência dessa provocação”, explicou e seguiu:

“Então as pessoas precisam ter respeito e a sabedoria de que não é brincadeira, porque envolve uma vida, a vida dos profissionais que também estão aqui trabalhando e tudo que a gente não precisa é de pessoas atrapalhando” concluiu ao explicar que tanto a PM como os Bombeiros tem formação específica para atender situações como a desta tarde.

O homem, que foi amparado por um filho, logo que desceu da torre, foi socorrido por uma equipe do Siate do Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico em uma casa hospitalar. Os motivos pelo qual ele subiu na torre não foram revelados.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas