Redação Publisher do OBemdito

Projeto pretende instalar iluminação de led em 100% dos postes de Umuarama

Umuarama já é uma das cidades do Paraná com maior número de postes com iluminação pública à base de lâmpadas […]

Fotos: Assessoria PMU
Projeto pretende instalar iluminação de led em 100% dos postes de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às 09h45 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 13h41

Umuarama já é uma das cidades do Paraná com maior número de postes com iluminação pública à base de lâmpadas de led e, no que depender da administração municipal, essa cobertura poderá atingir 100% da cidade – e dos distritos.

Em uma reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (27), a empresa carioca Ambio, especializada em economia de energia, apresentou uma proposta para ser a gestora de um projeto que garante investimentos em eficiência energética. E o grande diferencial é que o programa é totalmente custeado pela Copel.

A modernização da iluminação pública – investindo no sistema de led – e sem investimento financeiro por parte do município pode tornar-se realidade graças à Lei Federal n° 9.991/2000, que obriga as concessionárias de geração de energia a investir 1% de seus lucros em projetos de eficiência energética.

“Nós tivemos acesso a essa informação e a partir daí começamos os primeiros contatos para trazer esse projeto para Umuarama. E hoje tivemos essa importante reunião, onde o prefeito Hermes Pimentel, secretários e diretores pudessem saber os detalhes do programa”, relata João Paulo dos Santos, secretário municipal de Serviços Públicos.

Josemar de Oliveira Gabriel, diretor comercial da Ambio Eficiência Energética, detalhou que a empresa já atende e a grandes obras Brasil afora, inclusive atendendo às maiores empresas brasileiras geradores de energia elétrica, como a Light e a Cemig.

“Temos e oferecemos todo o know how para que os municípios e instituições participem das chamadas públicas como a que a Copel tem aberto. A Ambio faz todo o processo, sem custo algum para o município e, caso o projeto seja aprovado, é a concessionária de energia que nos paga”, detalhou.

A próxima fase é apresentar a documentação necessária para a Chamada Pública da Copel até o dia 24 de março. “Nós, como município, temos muito a ganhar. Estamos sempre de olho em todas as oportunidades que sejam transformadores para toda a população da Capital da Amizade. Parabéns a todos os profissionais que estão envolvidos nesse processo que pode alterar os rumos do município”, pontuou o prefeito Hermes Pimentel.

O encontro contou ainda com a presença dos secretários municipais de Obras, Gleison Alves de Andrade, da Fazenda, Gislaine Vieira de Marins, da Procuradoria Jurídica, Renan de Deus Lima, além de diretores dessas secretarias.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas