Temporal abre buraco, alaga avenidas e danifica residências em bairros de Umuarama
Houve também registro de quedas de árvores em ruas e até do transbordo do rio que passa pela ponte do Panorama
A forte chuva que atingiu a Capital da Amizade no início da noite desta terça-feira (28/02) deixou um rastro de destruição e prejuízo em vários pontos da cidade. A Defesa Civil de Umuarama informou ao OBemdito que houveram ocorrências envolvendo alagamentos, abertura de cratera, danos em residência e até um transbordo do rio que passa pela ponte do Panorama.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Umuarama, Enivaldo Ribeiro, a chuva teve início por volta das 18h30 e em um período de somente meia hora choveu cerca de 50,4mm, o que é equivalente a uma chuva muito forte considerando que são mais de 50 litros de água por metro quadrado.
Devido ao absurdo volume de chuva em tão pouco tempo, houveram vários pontos da cidade que tiveram que ser atendidos pela Defesa Civil, incluindo no Parque Industrial, no bairro Sonho Meu, no parque 1º de Maio e na Zona III de Umuarama.
Uma das ocorrências mais impressionantes foi o desabamento de um muro que divide duas residências no bairro Sonho Meu, entre a avenida Junqueira Freire e a rua Graciliano Ramos. A parede de concreto cedeu com o vento e a água e caiu sobre a casinha de dois cachorros, que felizmente não se feriram. Nessa situação, o órgão esteve presente e orientou os moradores.

A Defesa Civil também foi solicitada para atender a uma queda de árvore na rua Jandaia, na Zona III, que teve que ser removida para desbloqueio da via. Na Rua dos Carpinteiros, no 1º de Maio, também houve alagamento que resultou na abertura de um buraco no meio fio, que foi preenchido pelos profissionais da manhã de hoje (quarta, 1º).

Ainda segundo Ribeiro, no Industrial houve um alagamento que causou a interdição temporária da rua Jorge Carlos Jardim.
Durante a chuva leitores do OBemdito também entraram em contato com a redação para relatar que o rio que passa pela ponte do Panorama teria transbordado no momento mais forte da chuva, deixando o local intransitável. Além disso, houveram alagamentos na avenida Brasil, próximo ao Banco do Brasil, onde a água invadiu comércios locais. Nos fundos da Prefeitura Municipal também houve alagamento.
A Prefeitura Municipal de Umuarama também disse que está apurando os danos causados pela intempérie.





