Redação Publisher do OBemdito

Conferência em Umuarama terá participação da ex-secretária de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak

A partir das 19h desta sexta-feira (3), acontece no Centro Cultural Vera Schubert, a Conferência Municipal de Saúde de Umuarama, […]

Foto: Assessoria
Conferência em Umuarama terá participação da ex-secretária de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de março de 2023 às 21h13 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 13h30

A partir das 19h desta sexta-feira (3), acontece no Centro Cultural Vera Schubert, a Conferência Municipal de Saúde de Umuarama, que está em sua 13ª edição. Com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia’, o evento é uma realização do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contará com a participação da ex-secretária de Saúde de Curitiba e deputada estadual, Marcia Cecília Huçulak, entre outros profissionais.

Segundo Jairo Varella Bianeck, presidente da Conferência, a presença de Marcia Cecília será uma honra para todos os profissionais participantes, já que ela é uma das maiores autoridades em saúde não só do Paraná, mas também destaque no Brasil. “Ela vai proferir a palestra ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia’ e podemos esperar um show de inteligência e de boas ideias”, comenta.

Após a palestra, haverá debate onde pretende-se discutir formas de agir para a melhoria da saúde no município. “É nesta ocasião, como esta Conferência, que temos a oportunidade de unir usuários, trabalhadores da área, prestadores de serviço e gestores, onde são construídas as políticas públicas do SUS. É algo realmente fundamental para toda a sociedade”, comenta o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Já Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde do município, a Conferência também é um momento para eleger as entidades que vão compor a gestão do Conselho Municipal de Saúde pelos próximos quatro anos, garantindo o planejamento adequado de ações onde os recursos financeiros serão investidos e a fiscalização das execuções das ações do SUS.

“Contar com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da Saúde, dos gestores e dos prestadores de serviços de saúde é muito importante para direcionarmos nossa atuação”, pontua.

O evento continua no sábado (4), a partir das 7h30, no Colégio Alfa, onde serão realizadas quatro oficinas temáticas: ‘Acesso ao SUS: saúde como direito, desafios e perspectivas para o fortalecimento do SUS e a importância do controle social’, ‘Vigilância em Saúde: saúde no trabalho e agrotóxicos’, ‘Saúde Mental: prevenção, promoção e recuperação’, e ‘Atenção Primária: ordenadora das redes de atenção’.

Após o almoço, a partir das 14h, de volta ao Centro Cultural, serão realizadas as plenárias finais, a eleição das entidades que irão compor o CMS, a escolha do delegado da 13ª Conferência Estadual de Saúde e o encerramento está previsto para as 17h.

O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, disse que a realização de uma conferência mantém acesa a mobilização de pessoas e instituições para conquistar recursos para a melhoria da realidade da vida das pessoas.

“Esse trabalho que cada um de vocês realiza todos os dias é muito importante e tenham sempre certeza de as portas estarão sempre abertas para a realização de projetos e programas que tenham esse objetivo de cuidar das pessoas que mais precisam”, declarou.

Especialista

Márcia tem mais de 36 anos de trabalha na gestão de Saúde Pública, com mestrado na Universidade de Londres especialização na Fundação Oswaldo Cruz. Está em seu primeiro mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo PSD.

O combate à covid-19 em Curitiba foi considerado de referência no Brasil – a capital teve uma das menores taxas de mortalidade pela doença no país.

OBemdito com Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas