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Relatório da Guarda Municipal informa 143 atendimentos durante o mês de fevereiro

Os destaques foram a recuperação de objetos furtados e de um veículo com alerta de roubo

Foto: Assessoria
Relatório da Guarda Municipal informa 143 atendimentos durante o mês de fevereiro
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de março de 2023 às 09h28 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 13h14

Chamados sobre veículos estacionados de forma irregular, denúncias de pessoas importunadas por mendigos e drogaditos e abordagens para averiguação de suspeitos foram as três principais ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Umuarama (GMU) durante o mês de fevereiro de 2023, conforme relatório apresentado na manhã desta segunda-feira (6).

Além de ser responsável pela proteção do patrimônio público, a força de segurança municipal também está presente no dia a dia dos umuaramenses, oferecendo policiamento administrativo ostensivo de prevenção às infrações penais na cidade.

“Por meio do telefone 153, a população aciona a GMU solicitando apoio em ocorrências diversas e, para nossa equipe, é muito estimulante ter essa certeza de que o cidadão de bem nos chama para cuidar de sua proteção”, pontua Claudiney Roberto Rissato, diretor da GMU.

Com um efetivo de 28 agentes – seis mulheres e 22 homens – a força de segurança é parceira das polícias Civil, Militar, Ambiental e Corpo de Bombeiros, além do Samu, atuando para coibir ações violentas ou criminosas, no comércio e uso de entorpecentes, na segurança de escolas e na manutenção da ordem na cidade, elementos que fortalecem o vínculo com a comunidade. “Em 2022, a Guarda Municipal atendeu ao menos a 3.380 (uma média 282 chamados por mês – ao menos 10 por dia)”, comenta Rissato.

Durante o mês de fevereiro foram registrados 143 chamados à GMU, sendo que os destaques foram a recuperação de objetos furtados e a recuperação de um veículo com alerta de roubo.

O relatório informa ainda que entre as ocorrências estão as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências e estabelecimentos comerciais, auxílio a operações de trânsito (controle de tráfego de veículos e interdições de vias), denúncias de perturbação de sossego e de fios de energia rompidos e ocorrências em escolas.

Outras ocorrências de destaque atendidas pela GMU, que faz parte da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), foram furtos e roubos, ocorrências no Pronto Atendimento e em unidades de saúde, cumprimentos de ofício de encaminhamentos ao Hospital Santa Cruz, vias de fato, ocorrências no Centro Pop, apoio ao Conselho Tutelar e à Defesa Civil, atendimentos envolvendo animais, violência contra a mulher, invasão de domicílio e denúncias de veículos abandonados, entre outros.

Atendimentos da Guarda Municipal

2022

JANEIRO256
FEVEREIRO316
MARÇO310
ABRIL299
MAIO321
JUNHO312
JULHO285
AGOSTO277
SETEMBRO270
OUTUBRO241
NOVEMBRO258
DEZEMBRO235
TOTAL DE OCORRÊNCIAS3.380
MÉDIA MENSAL282

2023

JANEIRO DE 2023195
FEVEREIRO DE 2023143
TOTAL338
MÉDIA MENSAL169

(Texto: Assessoria de Imprensa)

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