
Prefeitura de Umuarama vai comprar alimentos de produtores da agricultura familiar
A aquisição de alimentos diretamente de pequenos agricultores do município, para garantir a segurança alimentar da população mais vulnerável é […]


A aquisição de alimentos diretamente de pequenos agricultores do município, para garantir a segurança alimentar da população mais vulnerável é o principal objetivo do Programa Alimenta Umuarama, que o prefeito Hermes Pimentel implantou no município no ano passado após aprovação unânime dos vereadores.
Agora a Prefeitura acaba de lançar o Edital n° 001/2023, onde consta a chamada pública para realizar o credenciamento de ao menos 150 produtores da agricultura familiar.
Além de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, o secretário municipal de Agricultura Murilo Fernandes Teixeira acrescenta que entre os outros objetivos do programa são garantir o abastecimento de alimentos para instituições da rede socioassistencial, de segurança alimentar e nutricional, pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade – cadastradas no Banco de Alimentos de Umuarama – e outras demandas definidas pelo município.
“O Edital explica sobre a modalidade compra com doação simultânea, no âmbito do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para doação a famílias em situação de vulnerabilidade social”, detalha.
A nutricionista Huana da Silva Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar, especifica que o Alimenta Umuarama é um programa municipal que responde às metas do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan), que é a promoção do acesso universal à alimentação adequada e saudável para as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
“O programa será muito importante também para os agricultores familiares, para que eles possam manter e/ou aumentar a sua produção e, desta forma, ter a garantia de comercialização, de forma simplificada, evitando perdas”, registra.
Huana indica que os interessados em participar do Alimenta Umuarama devem apresentar a documentação para habilitação e projeto de venda diretamente no Banco de Alimentos de Umuarama, que fica na avenida Júlio Cesar Jarros n° 2684, no Jardim Alto da Boa Vista, das 7h às 12h e das 13h30 às 16h30.
“Quem precisar de informações também pode entrar em contato pelo telefone (44) 3906-1036 ou 98457-1085”, indica.
