
Equipe do Instituto do Rim de Umuarama realiza ações de conscientização sobre a saúde renal
A equipe do Instituto do Rim de Umuarama realizou nos últimos dias algumas ações de conscientização sobre a saúde renal. […]


A equipe do Instituto do Rim de Umuarama realizou nos últimos dias algumas ações de conscientização sobre a saúde renal. A campanha focou especialmente nos jovens, tendo em vista que a população está adoecendo cada vez mais cedo.
No dia 9 de março é comemorado o dia Mundial dos Cuidados com os Rins. Na data foi realizada uma programação nos colégios estaduais Tiradentes e Hilda Kamal, além do Colégio Cívico Militar Monteiro Lobato. A equipe do Instituto fez orientações direcionadas a adultos e adolescentes, sendo que foi atingido um público de aproximadamente 400 pessoas.
Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Hilda Kamal participaram. Além disso, alunos do curso de Medicina da Unipar fizeram orientações aos acadêmicos e funcionários da faculdade.
CUIDADO ENTRE OS JOVENS
A enfermeira nefrologista Bruna Gregolin, do Instituto do Rim, conversou com OBemdito. Ela disse que o foco da campanha é entre os jovens e adolescentes, que estão a cada dia mais apresentando problemas renais. A profissional comentou que nos colégios atendidos na última semana foi realizada a aferição de pressão e muitos adolescentes apresentaram quadro de hipertensão, sendo encaminhados para exames.
“Precisamos que a população volte sua atenção para os problemas renais. Por isso orientamos sobre a necessidade de alimentação saudável. A nutricionista foi junto e falou sobre a questão nutricional, que interfere muito. Hoje cada vez mais diabéticos e hipertensos chegam para fazer hemodiálise por conta desses problemas”, disse.
Ela acrescentou que entre as principais formas de prevenção estão a alimentação adequada, exercícios físicos, evitar cigarro e bebida alcoólica, entre outras formas de prevenção.

NESTA SEMANA
Durante toda essa semana as ações ficam concentradas na sede do Instituto do Rim. A população pode procurar a unidade das 14h às 17h, até sexta-feira (17) para fazer o pedido de exames, além de receber atendimentos gratuitos, com uma pré-avaliação. Serão aferidos os sinais vitais e a enfermeira irá solicitar os exames necessários.
Bruna explica que normalmente demora tempo para as pessoas chegarem até uma consulta com o nefrologista através do SUS. “Uma forma de diagnóstico é o exame da creatinina, que aponta se há disfunção renal. Na campanha estamos agilizando os pedidos desse exame. A pessoa pode encaminhar pelo posto de saúde ou de forma particular e depois retorna ao Instituto do Rim para verificação do resultado e destino para um tratamento se houver problema”, ressaltou.
O objetivo é que nessa semana pelo menos 100 pessoas participem das ações no Instituto do Rim. A unidade está localizada na Rua Jussara, 3407. Mais informações através do telefone (44) 3622-1554.








