
Entidades assistenciais apresentam seus trabalhos a moradores da região do Petrópolis
O Conselho Municipal de Assistência Social de Umuarama (CMAS) é um órgão independente que tem o poder de discutir, decidir […]


O Conselho Municipal de Assistência Social de Umuarama (CMAS) é um órgão independente que tem o poder de discutir, decidir e aprovar ou não as questões relacionadas à assistência social no município.
Para aproximar-se ainda mais da sociedade, uma reunião descentralizada foi realizada na sede da ARA (Associação de Recuperação de Alcoólatras), onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as entidades que oferecem serviços à população moradora daquela região.
Entre os assuntos discutidos, destaque para a revisão da Lei Municipal nº 4.081/2015, que altera alguns pontos que vão ser importantes para a ampliação e melhorias no atendimento aos usuários da assistência social.
“Outros pontos importantes foram a análise e aprovação do Plano de Aplicação da Reprogramação dos Saldos dos Recursos Federais e Estaduais de 2022, que define como serão aplicados os saldos dos recursos do exercício anterior para o ano corrente, e o Plano de Aplicação dos Recursos Federais para o exercício 2023”, detalha Annie Cristiny Lopes de Araújo de Lima, presidente do CMAS.
Ela conta que os conselheiros também analisaram e aprovaram as contas e repasses estaduais referentes ao segundo semestre do ano passado, mediante parecer emitido pela Comissão de Gerenciamento do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), que analisou como foram utilizados os recursos recebidos e se eles foram aplicados de forma correta e eficiente.
Mas o ponto principal da reunião, conforme Annie, foi exatamente a apresentação das entidades que ofertam serviços socioassistenciais para a comunidade local. “As famílias e os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho, as ações e os projetos realizados em cada uma das nove entidades presentes, que fazem trabalhos de grande relevância para a população”, pontua.
Annie acrescenta ainda a reunião descentralizada do CMAS foi um importante momento de discussão, deliberação e prestação de contas. “Os conselheiros tiveram a oportunidade de analisar propostas e ações que visam melhorar a qualidade de vida da população e garantir o acesso a serviços e benefícios socioassistenciais. Além disso trouxe uma aproximação entre o Conselho e os moradores daquela região”, finalizou.

ENTIDADES QUE ATENDEM NA REGIÃO DA ARA
Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – APADEVI
Associação Assistencial e Promocional Casa da Paz
Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama – ASSUMU
Associação de Recuperação de Alcoólatras – ARA
Associação dos Clubes de Mães de Umuarama
Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial
Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver
Centro Infantil Menino Deus
Lar Santa Faustina


(Assessoria PMU)