
Municípios discutem eleição do Conselho Tutelar e diagnóstico socioassistencial em Umuarama
A Secretaria Municipal da Assistência Social recebeu nesta semana, no auditório da Casa dos Conselhos, gestores da política de assistência […]


A Secretaria Municipal da Assistência Social recebeu nesta semana, no auditório da Casa dos Conselhos, gestores da política de assistência social de cidades das regiões de Umuarama e Cianorte para discutirem a elaboração de diagnóstico socioassistencial e participarem de capacitações que acontecerão no decorrer do ano.
O encontro foi conduzido pela assistente social Ilza Reghini, de Cianorte. “Discutimos a importância dos municípios estarem atentos aos prazos para eleição do Conselho Tutelar e também sobre a realização das conferências municipais dos direitos da criança, um fórum muito importante para avaliarmos e sugerirmos novas ações para a política da criança e do adolescente”, destacou a secretária da Assistência Social de Umuarama, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.
Participaram da reunião gestores dos municípios de Alto Piquiri, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Indianópolis, Nova Olímpia, Rondon e Xambrê, além da equipe de Umuarama. A pauta completa incluiu eleição do Conselho Tutelar, elaboração do diagnóstico socioassistencial e capacitação para as equipes do Cras que executam o PAIF e para as trabalham com o Paefi – programas que buscam fortalecer os vínculos familiares.
“O PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) busca fortalecer os vínculos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. O serviço é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso aos direitos e à melhoria da qualidade de vida”, explicou Adnetra.
Já o Paefi tem o objetivo de empoderar o indivíduo para que ele possa sair da situação de violação de direito, reconstruindo e fortalecendo seus vínculos afetivos e comunitários.


(Assessoria PMU)