
Polícia Civil prende homem que descumpriu medidas protetivas de urgência em Umuarama
A Polícia Civil, através da Delegacia da Mulher de Umuarama, prendeu nesta quinta-feira (16) um homem de 43 anos por […]


A Polícia Civil, através da Delegacia da Mulher de Umuarama, prendeu nesta quinta-feira (16) um homem de 43 anos por descumprir decisão judicial que concedeu medidas protetivas de urgência à sua ex-companheira.
O autor foi comunicado acerca das medidas protetivas no dia 1º de março de 2023, às 15h30. Porém, o homem resistiu à determinação de afastamento da residência localizada no Jardim Colibri, e a ordem só pôde ser cumprida com o auxílio policial.
No mesmo dia, às 19h, o suspeito descumpriu as medidas fixadas, tendo sido preso em flagrante em frente à residência da vítima. O homem, então, foi colocado em liberdade pelo Poder Judiciário no dia 6 de março.
Após isso, sua ex-companheira registrou novo Boletim de Ocorrência informando que, no dia em que foi colocado em liberdade e também no dia seguinte, o suspeito descumpriu novamente a medida protetiva, entrando em contato com a vítima e proferindo-lhe ofensas através de redes sociais.
A Polícia Civil comunicou o reiterado desrespeito às medidas protetivas ao Poder Judiciário, sendo decretada prisão preventiva do autor. Na manhã desta quinta-feira a equipe da Delegacia da Mulher efetuou a prisão do homem, encaminhando-o à Cadeia Pública de Umuarama.
O suspeito encontra-se à disposição do Poder Judiciário e deve responder pelos crimes de injúria e descumprimento de medidas protetivas de urgência.
OPERAÇÃO ÁTRIA
No mês de março, a Delegacia da Mulher de Umuarama deflagrou a Operação Átria, intensificando as atividades de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Além da referida prisão, a Unidade Policial efetuou a apreensão de 3 armas de fogo e de 603 munições, bem como a prisão preventiva de outro autor de violência contra mulher, que também integrava facção criminosa.
Ainda, durante todo o mês, a equipe policial participará de atividades preventivas e ações educativas, como palestras em escolas e rodas de conversas em demais locais públicos no município de Umuarama. O objetivo é informar a população e as mulheres acerca de seus direitos e prerrogativas.

