Redação Publisher do OBemdito

Diretoria do Conselho de Saneamento visita a Estação de Tratamento de Esgoto Pinhalzinho

Dentro de seu cronograma de ações, o Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (CMSBA) realizou um visita técnica à […]

Fotos: Assessoria PMU
Diretoria do Conselho de Saneamento visita a Estação de Tratamento de Esgoto Pinhalzinho
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de março de 2023 às 10h45 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 12h27

Dentro de seu cronograma de ações, o Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (CMSBA) realizou um visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – Pinhalzinho, de responsabilidade da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) em Umuarama.

O grupo foi recebido pela técnica química Monya Balloni Danilo Rosa, que apresentou todo o processo realizado no tratamento de efluentes na cidade.

O presidente do CMSBA, Deybson Bitencourt, declarou que ‘tudo está dentro dos padrões’. “Foi-nos informado que a estação de tratamento de efluentes de Umuarama e a única na região Noroeste em que a água é tratada com lodos ativados em um processo aeróbico. Nesse sistema, a matéria orgânica é depurada por meio de uma colônia de microrganismos heterogêneos específicos que, na presença do oxigênio, forma o lodo ativado. Dessa forma, o tratamento dos efluentes ocorre em várias etapas”, detalhou.

Segundo a técnica Monya, a ETE Pinhalzinho possui uma capacidade instalada para tratar até 200 litros de água por segundo. “O tratamento é do tipo anaeróbico, seguido de lagoas facultativas. O lodo, resultante do tratamento, é destinado à agricultura como adubo, principalmente no reflorestamento, conforme orientações do Programa de Utilização Agrícola de Lodo de Esgoto no Estado do Paraná”, explica.

Bitencourt conta que a visita ao ETE Pinhalzinho era para ter acontecido no ano passado, porém a Companhia de Saneamento estava em reformas e, desta maneira, o grupo ficou impossibilitado de realizar a pesquisa.

“As novas construções foram finalizadas há mais ou menos 40 dias, ou seja, pudemos observar in loco que a estrutura da estação é das melhores, tudo em ótimo estado e muito bem conservado. Em nome do Conselho eu gostaria de agradecer a dedicação da técnica responsável Monya e dos conselheiros Aline Morais e Rafael Sereia, que representam a Sanepar.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas