
Zeca Dirceu viabiliza câmara fria industrial para Apadevi manter produção de polpa de frutas
A Apadevi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama) recebeu na última sexta-feira (17), uma câmara fria […]


A Apadevi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama) recebeu na última sexta-feira (17), uma câmara fria industrial no valor de R$ 45 mil, viabilizada através de emenda parlamentar do deputado federal, Zeca Dirceu (PT).
O equipamento é uma das exigências para a ampliação Projeto Cozinha Alternativa de Produção de Polpa de Fruta que é realizado dentro da instituição. “O projeto funciona há mais de 20 anos e, por conta de mudanças na legislação, é necessário tirar o registro, por isso, se exige alguns protocolos, entre eles, o armazenamento adequado da polpa da fruta”, explica a assistente social, Natanne Miiller.
Conforme ela, atualmente quase que toda a produção é comercializada para um supermercado de Umuarama, quando o projeto conseguir a certificação, a Apadevi poderá ampliar a capacidade de produção e vender para outros municípios da região.
“Estamos trabalhando para que isso ocorra o mais breve possível, mas ainda falta outros equipamentos que estão sendo viabilizados através de outros recursos”, explica ao detalhar que recentemente a Associação recebeu R$ 136 mil do Ministério Público do Trabalho (MPT) que também foram investidos para adequar o espaço onde funciona a cozinha do projeto .
Atualmente a Apadevi atende 101 pessoas de Umuarama e da região com algum tipo de deficiência visual. A equipe profissional é formada por 13 profissionais de diversas áreas, incluindo professores, auxiliares de produção e a assistente social.

