Redação Publisher do OBemdito

Professora e escritora Lenita Lemes distribui livros infantis para escolas de Umuarama

As escolas municipais de Umuarama foram presenteadas pela professora e escritora Lenita Save Mundi Lemes com dois livros que estarão […]

Foto: Assessoria PMU
Professora e escritora Lenita Lemes distribui livros infantis para escolas de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de março de 2023 às 17h01 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 12h18

As escolas municipais de Umuarama foram presenteadas pela professora e escritora Lenita Save Mundi Lemes com dois livros que estarão à disposição dos alunos e poderão ser inseridos em atividades educacionais.

A entrega ocorreu na última segunda-feira (20), no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, com a presença de diretores, coordenadores das unidades de ensino, a secretária municipal da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, e o prefeito Hermes Pimentel.

Com o título “O novo mundo de Maria”, a autora aborda a poluição ambiental, as mudanças que o mundo impõe no desenvolvimento da criança e a necessidade de enfrentar desafios para preservar a natureza. De origem na zona rural de Umuarama, no distrito de Roberto Silveira, a professora Lenita com reforço escolar no ensino fundamental e escreve desde 2019. A pandemia de coronavírus a inspirou para o primeiro livro, “Pande, o gigante invisível”, que também está chegando às escolas municipais.

Para a publicação dos livros, ela contou com apoio das empresas Armazém da Madeira e Posto Tamoyo, além da Fundação Cândido Garcia. “Temos a aprovação da Lei Rouanet e, quando conseguirmos captar os recursos da iniciativa privada vamos imprimir 25 mil cópias do livro para distribuição às escolas da cidade e região”, disse a escritora, agradecendo o apoio dos parceiros.

Lenita agradeceu o espaço oferecido pelo município para a divulgação do seu trabalho, disse que a educação é a base para a transformação da sociedade e motivou os professores a tirar da gaveta as boas ideias e colocar tudo no papel. “Nunca é tarde para divulgarmos nossas ideias e estórias”, completou.

O prefeito Hermes Pimentel elogiou o trabalho da escritora e disse que toda a colaboração é bem-vinda para melhorar a educação das crianças. “Os livros são muito bonitos e bem-feitos. Tenho certeza que vão despertar a curiosidade dos alunos e fazê-los ver o mundo de uma forma diferente, complementando o currículo escolar”, apontou.

A secretária Mauriza Menegasso disse que a professora Lenita se colocou à disposição das escolas municipais para apresentar os livros e realizar rodas de conversa e contação de estórias com os alunos, mediante agendamento.

“A ideia é tornar os livros paradidáticos, ou seja, um recurso além dos materiais didáticos para aguçar o senso crítico do aluno em sala de aula. Esse contato com os escritores locais é importante por trabalhar a literatura dentro da nossa realidade, e deve ser valorizado. Por sorte, temos vários professores escritores no magistério municipal”, afirmou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas