Redação Publisher do OBemdito

Mostra aproximou visitantes da produção industrial local e deve ter novas edições

A 1ª Mostra da Indústria de Umuarama superou todas as expectativas. Milhares de pessoas que prestigiaram a 48ª Expo Umuarama, […]

Fotos: Assessoria PMU
Mostra aproximou visitantes da produção industrial local e deve ter novas edições
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de março de 2023 às 19h11 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 12h12

A 1ª Mostra da Indústria de Umuarama superou todas as expectativas. Milhares de pessoas que prestigiaram a 48ª Expo Umuarama, entre os dias 9 a 19 de março, passaram pelo Pavilhão Joaquim Fernandes Martins e conheceram um pouco da grande variedade de produtos fabricados pelas empresas locais.

A repercussão tem sido muito positiva, tanto do público quanto dos empresários participantes, que não tiveram custos para participar. “Isso indica que a mostra deve continuar e para o próximo ano queremos ampliá-la, trazendo ainda mais segmentos representativos da nossa economia”, avaliou o secretário municipal da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

“O apoio do prefeito Hermes Pimentel, um dos idealizadores, foi fundamental para este sucesso”, agradeceu.

Os visitantes conheceram empresas locais dos ramos de baterias, lubrificantes, estofados e colchões, equipamentos para academias, móveis e estruturas em madeira, móveis de alumínio, alimentos, concreto usinado, blocos de concreto, indústria mecânica, conheceram o projeto da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e serviços prestados por parceiros como a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sebrae, Sesi e Senai, entre outros.

“Os estandes mostraram um pouco da evolução que Umuarama vive no setor industrial. Reunimos 20 empresas de variadas áreas e portes que se tornaram mais conhecidas durante a Expo Umuarama e mostraram ao público a diversidade e a qualidade da produção, num dos segmentos que mais cresce e que mais emprega trabalhadores. Só nos últimos dois anos foram mais de 3 mil contratações diretas”, lembrou o prefeito Hermes Pimentel.

O representante comercial Sidnei Evangelista disse que a mostra é uma oportunidade para a população agregar conhecimento sobre os produtos. No ramo de baterias automotivas há 46 anos, a empresa Baterax emprega hoje mais de 300 colaboradores e vende para vários Estados do Sul, Sudeste e outras regiões brasileiras. “Mesmo assim, muita gente ainda não conhecia os produtos”, afirmou. “A mostra valoriza a produção local”, completou.

A vendedora Lilian Thomaz elogiou a organização e o espaço destinado a cada expositor. “A mostra foi bem estruturada e, além de permitir ampliar a divulgação dos nossos produtos, ajuda a tornar a marca mais conhecida na cidade e região”, disse.

“É a primeira vez que a administração oferece este espaço sem custos para as empresas”, reforçou. Ela representa a Madermac, que atua há 38 anos em Umuarama, emprega mais de 60 trabalhadores e comercializa a produção de móveis, portas e esquadrias de madeira de alto padrão para estados de todas as regiões, além de exportar para a Ásia, Europa e Estados Unidos.

Nos 22 anos de atuação, também foi a primeira vez que a Alimentos Mimosa pode expor seus produtos sem custos, com o apoio da Prefeitura. O diretor administrativo Felipe Moreno da Silva disse que a mostra foi uma “bela atitude” do município.

“A finalidade não foi comercializar produtos, mas mostrar divulgar a marca, a variedade e a qualidade da nossa produção. Tivemos liberdade para montar o estande do nosso jeito e promover degustação. O resultado foi excelente e esperamos ter outras mostras como esta, quem sabe até maiores”, comentou.

PRÓXIMA EDIÇÃO

O secretário Marcelo Adriano destacou que, após o sucesso do evento, a administração municipal já pensa na próxima edição. “Vamos procurar um espaço maior, quem sabe o Centro de Eventos, e abrir espaço para mais indústrias. A mostra deixou claro que Umuarama tem um setor industrial forte – que emprega cerca de 8 mil trabalhadores, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) – e diversificado que vai além dos setores moveleiro e de alimentos, os mais conhecidos”, avaliou.

Além da exposição dos produtos, a 1ª Mostra da Indústria de Umuarama teve ainda 40 eventos com parceiros do ‘sistema S’ – entre os quais o ‘Hackathon’, UniAlfa Faculdade, Unipar (Universidade Paranaense), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“Recebemos alunos da rede municipal para aulas sobre educação financeira, com os parceiros Cresol e Sicoob, e a visita de importantes lideranças políticas e empresariais. Muitos visitantes saíram impressionados com o que viram, ou seja, a mostra foi um sucesso e vai continuar”, completou o secretário.

PARTICIPANTES

Expuseram produtos na mostra as seguintes empresas: Baterax Baterias, Texsa Lubrificantes, Cama in Box e Sofa in Box, Romano Equipamentos para Academia, Zanutto Móveis, Indústria Mecânica Ângelo, Comtur, Madermac, Aciu, Hellen Estofados e Colchões, Mimosa Alimentos, F. A. Mix Concreto Usinado, Celeiro, Sebrae, Levo Alimentos, Ferrarin Blocos de Concreto, Alumixx Móveis, Zaeli Alimentos, Grandelly Estofados, Fênix Empreendimentos (ZPE) e Sorvetes Guri.

“Referência em áreas como educação, saúde, agropecuária e serviços, Umuarama precisava de um espaço para que as pessoas conhecessem um pouco de nosso potencial industrial”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

“Queremos mostrar ao público a diversidade da produção local, fomentar a expansão do setor e estimular o desenvolvimento econômico com a atração de consumidores de toda a região, e a mostra atingiu este objetivo com sucesso”, completou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas