
Bombeiros em formação participam de treinamento com cães de busca e resgate no 6º SGBI
Alunos do curso de formação de soldados do 6º SGBI (Subgrupamento de Bombeiros Independente), de Umuarama, passaram por um treinamento […]


Alunos do curso de formação de soldados do 6º SGBI (Subgrupamento de Bombeiros Independente), de Umuarama, passaram por um treinamento com cães de busca e resgate, no último dia 14 de março. Os animais são usados para auxiliar em situações de ocorrências de desabamento e deslizamento urbano.
Durante a capacitação, os alunos conheceram o cão Kenay, da raça Golden Retriever, que tem 8 anos e é conduzido pelo cabo Revesso. O animal já participou de várias operações e foi o primeiro cachorro a ser treinado no 6º SGBI.
Segundo Revesso, atualmente não existe nenhuma tecnologia capaz de substituir a eficiência e potência do faro do cão. “O animal busca pelo odor de pessoas vivas ou mortas, e acaba tendo um resultado mais rápido que humanos por essa característica”, explica ao dizer que isso ajuda a direcionar o trabalho dos bombeiros em locais de desastres.
Ainda conforme ele, os cães tem ótima desenvoltura para caminhar sobre os escombros, pois são mais leves que os homens, por isso, oferece menos chances de provocar desabamentos na ocorrência. “O treinamento de um cão de busca inicia-se desde filhote, tendo um plano de treino de aproximadamente 18 meses”, finaliza.
Ao todo 25 alunos soldados participaram da formação que aconteceu na sede do 6º SGBI.
