Redação Publisher do OBemdito

Alunos do curso de formação de praças do 25º BPM de Umuarama realizam blitz educativa

Uma blitz educativa foi realizada na tarde desta terça-feira (28) na avenida Governador Parigot de Souza, ao lado do Bosque […]

Alunos do curso de formação de praças do 25º BPM de Umuarama realizam blitz educativa
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de março de 2023 às 20h11 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 11h50

Uma blitz educativa foi realizada na tarde desta terça-feira (28) na avenida Governador Parigot de Souza, ao lado do Bosque dos Xetá, em Umuarama e contou com alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Paraná, alocados ao 25º Batalhão (BPM). O intuito foi simular uma situação de blitz real como parte do treinamento dos futuros militares, bem como conscientizar a população quanto às boas práticas de trânsito.

De acordo com o Tenente Hélio Carvalho, do 25º BPM, trata-se de uma aula prática da disciplina “Legislação de Trânsito e Formação de Agentes de Trânsito”, na qual os alunos já tiveram aulas teóricas. A experiência serviu para colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula bem como para dar início as aulas práticas.

Os alunos realizaram abordagens e checagens documental e veicular, e em caso de alguma irregularidade eles orientavam os condutores a regularizar a situação. Como parte do exercício, eventualmente os dados dos condutores eram anotados para ser simulado uma emissão dos autos referentes à infração cometida.

Além do treinamento, os condutores também foram orientados quanto à embriaguez no volante e sobre a importância do uso do cinto de segurança.

“Nós estamos vendo um grande número de acidentes de trânsito em Umuarama, e infelizmente muitas delas com vítimas”, explicou o Tenente Hélio. “E situações simples, como por exemplo o uso do cinto de segurança ou então a questão da embriaguez acabam causando esses acidentes e acabam maximizando as pessoas que acabam sendo feridas nesse tipo de situação, então a conscientização serve para que a gente diminua esse número de vítimas”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas