
Uopeccan Umuarama inaugura Centro Cardiológico em seu aniversário de 7 anos
A Uopeccan de Umuarama anunciou oficialmente, em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (31), a abertura de sua central […]


A Uopeccan de Umuarama anunciou oficialmente, em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (31), a abertura de sua central cardiológica para atendimento de pacientes da Capital da Amizade e municípios da região. A nova etapa fez parte do marco de celebração do aniversário de 7 anos do hospital na cidade, em março de 2016.
Em uma coletiva à imprensa sediada no auditório da unidade, a alta cúpula do hospital se reuniu juntamente com médicos especialistas para apresentar os números referentes aos procedimentos, consultas e cirurgias realizadas no hospital, bem como anunciar a inauguração do novo centro de cardiologia. Os dados apontam que durante os 7 anos, foram 320.800 consultas, 39.400 internações, 23.700 cirurgias, 41.800 quimioterapias e 42.300 radioterapias.
De acordo com Wanderley Roque Rosa, Presidente da Uopeccan de Umuarama, os trabalhos referentes à cardiologia no hospital já estão sendo realizados, porém até o momento o hospital somente irá atender pacientes particulares e dos convênios. Já foi emitido um pedido oficial para que pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) também pudessem ser contemplados pelo atendimento, porém a alteração ainda carece de credenciamento.

Além da área cardiológica, o presidente também adiantou que foram acrescidos 22 municípios para atendimento na área de Oncologia – atualmente o “carro-chefe” do hospital – além de ser previsto a inserção do credenciamento para neurocirurgias, cujo pedido já foi feito e que possivelmente ocorrerá nos próximos meses.
O hospital também segue à todo vapor realizando cirurgias bariátricas e procedimentos de alta complexidade de ortopedia, além das cirurgias plásticas.
BARIÁTRICAS – De acordo com o Dr. Wanderlister Duque Tavares, médico cirurgião do aparelho digestivo, desde a adoção das bariátricas como um dos trabalhos ofertados, o hospital já operou 10 pacientes com sucesso, e continua prestando serviços de endoscopia, nutricionismo e psicologia para pacientes que retornaram a ganhar peso após cirurgias já feitas.
CIRURGIAS PLÁSTICAS – Segundo o Dr. Tiago Henrique Costa, cirurgião plástico responsável do hospital e especialista em reconstrução mamária, o avanço e adoção de novas tecnologias – incluindo na área de cirurgias plásticas – serviu não somente para o hospital de forma isolada, mas também para elevar os padrões de serviços prestados por outras unidades hospitalares na região. De acordo com ele, atualmente a Uopeccan de Umuarama está apta para realizar todos os tipos de cirurgias plásticas existentes na medicina moderna.

LFCC – A Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) também é parte integrante da Uopeccan de Umuarama, operando na confecção de perucas e montagens de cestas básicas para famílias vulneráveis. Somente em 2022, o departamento – que conta com 20 mulheres e 155 voluntários – teve 7.435 horas de trabalhos voluntários, atendeu 915 pacientes vulneráveis que foram atendidos pelo serviço de triagem da assistência social do hospital. Também foram entregues 300 turbantes e 120 perucas no período.
SOBRE O HOSPITAL – Atualmente a Uopeccan é um hospital de 18 mil metros quadrados, com 215 leitos comuns e 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de outros 60 leitos especiais para a Casa de Apoio. Desde sua abertura na Capital da Amizade, dados de controle interno do hospital apontam que ele movimentou cerca de R$ 400 milhões até o final de 2022 – dinheiro que foi injetado tanto na cidade quanto em atividades referentes ao hospital e que contribuíram para movimentar a economia local.
Ciro Antônio Kreuz, presidente do conselho superior do hospital também discursou durante a cerimônia e se emocionou ao pesar no que começou com a Casa de Apoio em Cascavel e afirmou estar orgulhoso com as duas unidades – que juntas atendem 40% da população paranaense. “A emoção é grande para dizer que a 7, 8 anos atrás nós começamos aqui em Umuarama, um sonho”, e concluiu dizendo que está empolgado com projetos municipais, estaduais e federais do hospital.



